Bolsas

Câmbio

Veja 5 passos para comprar um imóvel nos EUA

SÃO PAULO – Os Estados Unidos, definitivamente, voltaram a ser a bola da vez para os brasileiros com mais renda. É cada vez mais comum ouvir o relato de pessoas que começaram a investir no país, ou ainda se mudar de vez para lá. No entanto, podem acontecer muitos problemas na hora de comprar um imóvel nos EUA. A corretora Authentic Real Estate aponta cinco passos para comprar.

1 – Quanto gastar?
Primeiro é preciso definir quanto gastar. A corretora afirma que, a partir de US$ 260 mil, é possível adquirir uma casa dentro de condomínio fechado na Flórida com três quartos, piscina e churrasqueira. No entanto, além do preço, é preciso pagar também a documentação da aquisição. "Vale separar cerca de 3% do valor do imóvel para resolver trâmites burocráticos", assegura Tiago Ferreira, fundador da Authentic Real Estate.

2 – Para que comprar?
Você vai alugar ou morar na casa? Para quem pretende passar apenas algum período do ano, vale a pena pensar na locação por temporada. Essa alternativa pode garantir renda para cobrir as despesas de manutenção do imóvel e ainda garantir um lucro anual estimado em 7% a 12% do valor da propriedade, de acordo com Ferreira.

3 – Como comprar?
Para comprar é necessário usar o nome de uma pessoa física ou jurídica? De acordo com a corretora, a primeira modalidade é menos burocrática, mas tem desvantagens, como o Imposto de Sucessão, que é uma taxa cobrada que pode chegar a 40% do valor do bem. Já a aquisição por uma pessoa jurídica traz menos impostos, mas não é a mais indicada para quem queira financiar o imóvel.

4 – Como é o processo?
O processo de compra de um imóvel nos EUA é diferente do Brasil. Enquanto aqui é necessário entrar em contato com várias imobiliárias para encontrar a melhor oportunidade, lá cada corretor tem acesso a todas as propriedades no Estado em que é licenciado. Isso faz com que o investidor possa trabalhar com apenas um corretor.

5 – Como fazer o pagamento?
A imobiliária destaca os juros baixos para financiamento nos EUA. "Enquanto a taxa no Brasil chega a quase 10% ao ano, nos Estados Unidos os juros anuais giram em torno de 3,5%. O comprador paga a entrada e tem até 30 anos para quitar o restante", aponta a Authentic Real Estate.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos