IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do boi gordo tem queda de 1% em MS

03/02/2016 13h20

SÃO PAULO - O preço do boi gordo fechou o mês de janeiro valendo, em média, R$ 135,39 a arroba. Retração de 1% sobre o mesmo período do ano passado, quando a cotação do animal registrou uma média de R$ 136,8. Os dados são da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Segundo Adriana Mascarenhas, gestora do Departamento de Economia da Famasul, a queda no preço do animal está relacionada com o recuo na demanda interna do produto. “Os consumidores estão optando por uma proteína com valor mais acessível, com isso, os preços caíram em relação ao mesmo período do ano passado", disse a especialista em nota divulgada pela entidade.

Para Adriana, os preços do setor podem apresentar uma ligeira recuperação no curto prazo. “Como a crise deve se manter ao longo do ano, a manutenção do preço se dará pela oferta. Considerando que o mercado internacional deve aumentar as negociações, o prognóstico é positivo", avalia.

A estimativa positiva das exportações é justificada pela perspectiva da alta do dólar no decorrer de 2016. "O câmbio nos favorece nas exportações porque deixa a carne bovina mais competitiva. Entretanto, ao mesmo tempo, compromete os custos de produção, uma vez que parte dos nossos insumos é importada".

Além do câmbio, os anúncios da reabertura do mercado para a China e para a Arábia Saudita e o acordo firmado com os Estados Unidos vem animando o setor. "Os pactos celebrados no final de 2015 devem ser concretizados em 2016, contribuindo para uma possível estabilidade nos preços do boi gordo, considerando o aumento das vendas externas".

No acumulado de 2015, o volume de carne bovina exportada por Mato Grosso do Sul totalizou 121,7 mil toneladas, retração de 26,3% frente ao ano de 2014, quando foram exportadas 165,2 mil toneladas.