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Mulher mostra efeitos de provadores em aparência e viraliza; entenda a técnica

08/04/2016 10h25

SÃO PAULO – Nos últimos dias, tem viralizado na internet uma publicação que mostra a mesma mulher, com as mesmas peças de roupa, em provadores de 11 grandes varejistas na Europa. Trata-se de uma maneira de comprovar que não, não é impressão sua: as condições de iluminação e os espelhos das lojas realmente são capazes de dar a impressão de uma aparência melhor.

Para cada uma das fotos, a “cobaia” Inna faz uma análise da sua aparência e do ambiente, comentando fatores como espaço, iluminação e, claro, sua aparência. 

Depois de todo o processo, ela tira uma conclusão final sobre a iluminação: provadores com luz principal distribuída verticalmente em ambos os lados do espelho são “melhores”.

Não é novidade que as lojas “brincam” com nosso psicológico para tentar vender mais. Em 2013, um estudo da universidade de Iowa comprovou que os ambientes dos provadores de lojas de roupas trazem conforto aos clientes. O conforto, de acordo com o estudo, é um dos principais fatores que fazem com que uma pessoa se sinta mais impelido a comprar – e o tempo gasto dentro do provador é algo essencial no processo de compra.

Publicada no mesmo ano, também existe uma cartilha do Sebrae SP com algumas dicas para melhorar em até 40% as vendas de lojistas. Entre elas, regras para os provadores: embora as luzes não devam interferir na coloração dos produtos, a dica é usar “um foco de luz para iluminar o rosto do cliente e outro na parte de trás do espelho, pois melhoram a percepção dos produtos”, segundo a cartilha.

Como não poderia deixar de ser, há quem lucre com essas ilusões. A empresa Skinny Morror promete fazer qualquer pessoa “emagrecer” 4,5 kg e gerou muita polêmica quando lançada pela empreendedora Belinda James, também em 2013. Na parte de vendas do site da marca, uma das promessas é o crescimento de 18,2% nas vendas.

Não quer que o ambiente do provador influencie tanto nas suas decisões? Inna dá uma dica valiosa: “se tiver dúvidas, saia do provador e dê uma volta pela loja. Você não vai encontrar a iluminação ’normal’, mas verá a si mesma em outro ambiente, poderá comparar e tomar uma decisão”.