Bolsas

Câmbio

Novo carro-conceito da Toyota é feito de madeira

SÃO PAULO – O mais inusitado no mundo automobilístico aconteceu: um carro inteiramente feito de madeira foi fabricado pela Toyota e será exposto nesta semana, na Milan Design Week – Semana de Design de Milão. Chamado Setsuna, o carro elétrico é feito de cedro japonês e madeira de birch tree, uma árvore tipicamente norte-americana, através de técnicas japonesas de carpintaria que não utilizam pregos ou parafusos. Apenas o motor e algumas peças não são de madeira. 

O fato de não utilizar pregos e parafusos é o que mais chama atenção no veículo: todas as suas partes são montadas como um quebra-cabeça de madeira. A Toyota ressaltou que, dependendo das características climáticas e níveis de umidade ao qual o veículo é exposto, as características da madeira podem mudar. Como o tipo de madeira utilizado muda naturalmente conforme o tempo, por cada dono que passar, ele terá características diferentes.

A ideia da montadora é que o carro passe por gerações de uma família e, por isso, o carro vem acompanhado de um contador de cem anos instalado em seu interior, para que cada dono saiba quantos anos o veículo tem.

Apesar dessa ideia, sua função é apenas expositiva, como um trabalho de arte da Toyota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos