4 perguntas que ajudarão você a ganhar mais dinheiro

  • Thinkstock

SÃO PAULO – Se tornar uma pessoa rica não depende apenas de trabalhar muito ou de sorte, mas também dos seus hábitos. Pessoas que são bem-sucedidas financeiramente sempre têm um plano para construir e manter sua riqueza - e este plano na verdade é um reflexo de como ela pensa e se comporta.

Segundo o Business Insider, antes de tudo, você deve definir alguns pontos fundamentais em sua cabeça - e uma boa maneira de começar é respondendo algumas questões estratégicas sobre mentalidade, foco e ações.

Confira:

1. Eu tenho uma mentalidade positiva para o dinheiro?

A sua mentalidade diz respeito à maneira como você pensa em relação ao dinheiro e se relaciona com ele. Esse é um ponto-chave, pois mostra como você se comporta e quais são as suas ações financeiras.

Para que você consiga ficar rico, é preciso ter a mentalidade correta para economizar e investir pequenas quantias, constantemente. Ter uma mentalidade financeira saudável significa que você tem clareza sobre o que deve fazer com seu dinheiro.

2. Eu tenho o foco financeiro correto?

Foco financeiro é fundamental, e muita gente se perde nesta hora. Afinal, você realmente sabe quais são suas prioridades e como gerenciar seu dinheiro alinhando-se a elas? Seus valores dizem respeito às coisas em que você acredita, como ser independente, ter saúde financeira e garantir que seus filhos também tenham. A maneira como você gasta seu dinheiro traduz quais são esses valores.

Quando você sabe o que deve fazer com seu dinheiro - ou seja, tem objetivos claros para suas economias-, começa a ter uma visão clara de qual é sua meta financeira para tomar decisões certas de acordo com este objetivo.

3. Eu mantenho um plano inteligente?

Se você vive no cheque especial, esse é um sinal de que você deve criar um plano de gastos e se prender a ele. Coisas simples (e que todas as pessoas deveriam fazer), como pagar as contas antes do vencimento, monitorar seu orçamento, conferir seu extrato do cartão de crédito - e tomar cuidado para não gastar mais do que vai poder pagar -, são atitudes que fazem muita diferença no seu bolso. Isso deve ser feito semanalmente, mensalmente ou em uma frequência que você acredite ser melhor.

4. Eu tenho contato com bons profissionais financeiros?

Se você precisa de ajuda com suas finanças e não consegue ajustar seu orçamento sozinho, uma boa opção é ter o acompanhamento de um planejador financeiro, que ajudará a criar seus objetivos, definir suas prioridades e contornar uma situação financeira complexa.  

Trabalhar com os profissionais certos pode lhe ajudar a dar grandes saltos em direção à tranquilidade financeira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos