IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entenda por que o WalMart parou de aceitar Visa em lojas no Canadá

19/07/2016 10h55

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira, lojas da gigante varejista WalMart no Canadá deixaram de aceitar pagamentos com bandeira Visa no Canadá por conta de um impasse a respeito das taxas cobradas por transação pela administradora de cartões.

A questão é antiga: foi no mês passado que o WalMart confirmou que, caso os termos propostos para as cobranças não fossem aceitos, três lojas na cidade de Thunder Bay seriam as primeiras a eliminar essa possibilidade de pagamento. Foi o que aconteceu.

Gradualmente, a rede pretende deixar de aceitar a forma de pagamento em todas as mais de 400 lojas canadenses que opera. Nada foi dito ainda a respeito de compras pela internet.

Em comunicado, a gigante varejista disse que paga anualmente mais de 100 milhões de dólares canadenses (cerca de R$ 252,5 milhões) para a aceitação de cartões de crédito. “Reduzir estes custos é necessário para que possamos manter nossos preços baixos”, disse a companhia em comunicado, falando em “taxa escondida”.

Por sua vez, a Visa disse que ofereceu uma das taxas mais baixas do país ao WalMart, e aconselhou seus clientes a visitarem estabelecimentos concorrentes.

Histórico

Não é a primeira vez que as duas empresas entram em embate.

Em 2014, o WalMart processou a Visa com a acusação de conspiração com os bancos para mudar os valores de taxas de processamento. A rede de lojas pedia uma indenização de US$ 15 bilhões.

Segundo a Visa, esse processo foi resolvido em um acordo fechado entre as partes, cujas quantias não foram divulgadas.

Normalmente, taxas de administração pelo uso de cartões de pagamento são negociadas de acordo com volume de vendas, planos de fidelização e outros acordos. A bandeira Visa é uma das mais usadas no Canadá.