Bolsas

Câmbio

Como manter suas finanças na direção certa para o dinheiro render mais

SÃO PAULO – Como saber se você está no caminho certo financeiramente? Com tantas opções de investimentos, perder o foco às vezes é fácil.

Para que você se concentre nas coisas que realmente importam, o site Business Insider listou alguns conselhos sobre como monitorar suas finanças da melhor maneira possível.

Controle sua vida financeira e seus investimentos

Finanças pessoais

Você deve saber o quanto você gasta mensalmente com as despesas básicas. Não importa se você é um estudante universitário ou um aposentado. Se quer ficar livre de preocupações financeiras, precisa saber o que gasta para viver.

Esse cálculo pode ajudar a cortar despesas se for necessário. Mas o que é mais importante é acompanhar sua planilha de gastos e se certificar de estar vivendo dentro do orçamento. Não é demorado e vale a pena.

Sem saber o que gasta mensalmente agora, fica mais difícil se planejar para o futuro. E se não pode estimar uma planilha de orçamento para mais para frente, você fica sem ideia se está guardando ou investindo o suficiente e corretamente. A ideia é executar um planejamento financeiro a fim de alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Investimentos

Se você investe em ações, é importante acompanhar os ganhos e perdas, o sobe-e-desce do papel na bolsa. Mas sem se desesperar se em uma semana o papel cair muito. E o oposto é válido. Não se exalte e troque os pés pelas mãos caso a ação for muito bem em um determinado pregão. Não tome decisões no calor da emoção em nenhuma das circunstâncias para não se arrepender e perder as rédeas das suas aplicações. Lembre-se que o investimento em ações é indicado principalmente para quem tem um horizonte longo, e você deve analisar bem os fundamentos da empresa antes de adquirir um papel. 

No entanto se você estiver planejando mudar o tipo de investimento ou a empresa em que está investindo, considere o mercado e seus objetivos no momento.  

Se seu perfil for um pouco mais conservador e você investir em renda fixa mantenha os olhos abertos também. Mesmo o risco de perder dinheiro sendo menor, tenha cuidado. Se não acompanhar o investimento você pode perder oportunidades de aumentar a rentabilidade do título, pode tomar um calote, ou até perder parte do valor investido caso opter por aplicações prefixadas e resolva vender antes do vencimento, por exemplo.  

É inteligente monitorar sua vida financeira. Elabore um plano sólido e, em seguida, certifique-se de implementá-lo, acompanhando cuidadosamente os gastos mensalmente e certificando-se de guardar a quantidade necessária em cada mês. Além disso, olhe para o quadro geral periodicamente e garanta que está gerindo os seus investimentos da melhor maneira possível.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos