IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A Geração Y gasta dinheiro de maneira bem diferente dos seus pais

16/09/2016 09h38

SÃO PAULO – A geração Y criticada por muitos e analisada por tantos outros gasta seu dinheiro de forma diferente dos seus pais e avós. O banco JP Morgan, sob o comando do chefe-executivo Gordon Smith fez uma apresentação na Conferência de Serviços Financeiros do banco Barclays sobre os padrões de gastos da Geração Y.

O banco faz grandes investimentos para atrair clientes jovens. Segundo o JP, os padrões de gastos da Geração Y devem ser analisados porque moldarão os modos de consumo dos próximos anos.

A apresentação feita pelo JP Morgan mostra como a geração Y e a Geração X usaram o cartão de débito e crédito em 2015 analisando gastos gerais em relação ao salário anual, segundo o site Business Insider.

O banco considera como Geração Y aqueles que nasceram entre 1981 e 1997 e que hoje têm de 18 a 34 anos e enquanto a geração anterior encaixa quem nasceu antes de 1981, que hoje possuem de 35 a 50 anos.

Os Millennials gastam 34% do salário anual com experiências - viagens, jantares e entretenimento -, enquanto a geração X gasta 28% no mesmo quesito. Quanto a combustível os Millennials gastam 12%, ligeiramente mais que seus pais que desembolsam 11% com gasolina.

No supermercado, os jovens gastam cerca de 15% enquanto seus pais 18%, e a tendência continua quando se trata da vida doméstica: a geração Y gasta 3% do salário em cuidados com a casa, enquanto seus pais gastam o dobro.

A taxa de crescimento anual de gastos no varejo pode crescer cerca de 15% entre 2014 e 2020, de acordo com o JPMorgan.

Sendo que os Millennials gastam 19% em varejo, por enquanto, número abaixo da geração anterior que gasta 20% anualmente no quesito. No entanto, a expectativa de crescimento no varejo para todas as gerações anteriores (pais, avós e bisavós) somada juntas é de 4% no mesmo período.