IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores brasileiros têm boa oportunidade para lucrar com vitória de Trump, diz economista

16/11/2016 10h40

SÃO PAULO – Há exatamente uma semana, o mercado no Brasil acordou agitado com a notícia de que o republicano Donald Trump vencera as eleições nos EUA, superando a favorita de Wall Street, Hillary Clinton. Desde então, as perspectivas de corte de juros aqui recuaram e as taxas de títulos públicos subiram bastante, o que, na opinião da economista da Altas Invest Carollyne Mariano, pode trazer uma boa oportunidade para os investidores brasileiros.

Esse aumento nas taxas, especialmente dos títulos atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), pode ser bastante interessante para quem busca um pouco mais de rentabilidade em sua carteira, mas com a perspectiva de assumir algum risco também.

A relação entre o valor dos títulos públicos e sua rentabilidade é inversamente proporcional. Assim, quando as taxas sobem, como o que aconteceu após na vitória de Trump, os preços caem. Já quando as taxas caem, como o que aconteceu com bastante força no Brasil ao longo desse ano, os títulos se valorizam. Já o investidor que carregar seu investimento até seu vencimento não precisa se preocupar com essa volatilidade, uma vez que receberá exatamente a rentabilidade definida no momento da compra.

Carollyne comenta que uma boa opção nesse momento podem ser os títulos com vencimento mais curtos, como o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2019, uma vez que ele tem uma volatilidade menor do que os mais longos e podem sofrer menos com eventuais perdas.

Para a economista e assessora de investimento, o cenário atual não é de catástrofe generalizada. “O mercado teve essa reação forte porque isso era inesperado e agora precisa digerir Trump, mas ele também já mostrou sinais de que amenizará seu discurso e atitudes. Ainda teremos muita volatilidade com ele, mas para quem tem estômago e apetite a risco, é um bom momento”, atesta.

Com um governo de Trump mais moderado, a chance de as taxas de juros dos títulos públicos no Brasil caírem são mais altas e, consequentemente, poderemos passar por mais um ciclo de valorização desses papéis. Vale lembrar ainda que o Tesouro Direto é assegurado pelo governo federal, que é considerado o melhor credor que existe no país.