Bolsas

Câmbio

Confira o principal sinal de que você não deve investir na casa própria nesse momento

SÃO PAULO – Se você está decidindo deixar de viver de aluguel para comprar uma casa, muitos fatores podem ajudar a decidir se esse é, com certeza, o momento certo para fazer isso, desde o quanto de dinheiro que você tem guardado, até o quanto você tem de dívidas ainda a pagar.

Para a colunista do site Business Insider Emmie Martin, comenta que o maior sinal que indica que você não está financeiramente preparado para ter uma casa própria é caso você não tenha um fundo de emergência.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando pensam em comprar uma casa é usar todo dinheiro que têm guardado para adquirir a propriedade e não deixar nada guardado. Nesse momento da vida, quando mais dinheiro você tiver guardado para fazer a compra, melhor, mas essa quantia deve estar totalmente separada de seu fundo de emergência.

Ao se mudar, é muito comum se deparar com custos completamente inesperados, assim, é essencial ter uma boa reserva para reparos, seguro e manutenção do imóvel. Sem essa segurança, você pode acabar entrando em um bolo sem fim de dívidas, além do financiamento da casa.

Assim, é melhor prevenir do que remediar. Se você pensa em comprar um imóvel usando toda a sua reserva de dinheiro, talvez seja melhor olhar para trás e rever suas metas financeiras de forma a encarar esse desafio com segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos