PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

StockBeat: Moedas baratas (e pouco mais do que isso) suportam as ações da Europa

27/09/2019 09h47

Por Geoffrey Smith

As bolsas de valores da Europa recuperaram sua posição depois que a política dos EUA causou uma nova onda de nervosismo na quinta-feira, mas elas ainda estão a caminho de terminar a semana mais baixas.

O maior suporte para os mercados em todo o continente parecia ser uma moeda barata. O maior ganhador foi o FTSE 100, liderado por exportadores e empresas de recursos naturais após o falcão Michael Saunders do Banco da Inglaterra dizer que a economia do Reino Unido precisaria de cortes nas taxas de juros, se puder evitar um Brexit desordenado e sem acordo.

O discurso de Saunders reduziu a libra esterlina em cerca de meio por cento em relação ao dólar e um terço de um centavo em relação ao euro. Em resposta, as mineradoras Glencore (LON:GLEN), Anglo American (LON:AAL) e BHP Billiton (LON:BHPB) subiam mais de 2% , enquanto os pesos pesados ??do índice Royal Dutch Shell (LON:RDSa) subiam 1,8% e a BP (LON:BP) aumentava 1,4%. O maior perdedor em Londres foi a Imperial Brands (LON:IMB), que perdeu outros 4,8% após o alerta de lucro de quinta-feira, que revelou a escala dos danos aos seus negócios devido à reação aos produtos vaping.

O euro, por sua vez, também ficou mais barato, depois de pesquisas mais fracas de confiança nos negócios da Espanha e da Itália e uma queda acentuada nos preços de importação alemães, que sublinhou o retorno das pressões deflacionárias para a zona do euro. Ele atingiu uma nova baixa de dois anos de US$ 1,0905 durante a noite e se recuperou um pouco nas negociações da manhã desta sexta-feira na Europa. O grupo de produtos químicos sensíveis à exportação BASF foi o principal ganhador do Euro Stoxx 50, com outros nomes expostos globalmente, incluindo Siemens, Nokia (HE:NOKIA), Daimler e Adidas (DE:ADSGN) todos subindo entre 1% e 1,9%.

Às 6h10 (horário de Brasília), o índice de referência Stoxx 600 aumentava 0,3% em 391,40, embora ainda esteja em andamento um pequeno declínio semanal. O DAX da Alemanha subia 0,5%, enquanto o CAC 40 da França subia 0,2%.

Não havia um sentimento óbvio de inquietação vindo do mercado de IPO dos EUA, que teve algumas semanas irregulares com o adiamento dos negócios do Endeavor Group e da We Company em rápida sucessão. Enquanto a fabricante de bicicletas ergométricas Peloton (NASDAQ:PTON) conseguiu seu acordo na quinta-feira, caindo cerca de 11%.

Por outro lado, o grupo de software TeamViewer, que se tornou o maior IPO de tecnologia na Alemanha em 19 anos nesta semana, recuperou 2,5% na sexta-feira para negociar acima do seu preço do IPO.