IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moedas - Iene em alta, dólar estável após Trump assinar lei de Hong Kong

28/11/2019 10h50

As cotações das moedas porto seguro subiam, enquanto o dólar norte-americano ficou praticamente estável nesta quinta-feira na Ásia, em meio a preocupações com o aumento das tensões sino-americanas.

O par USD / JPY caía 0,1%, para 109,45, às 3h20 (horário de Brasília). Durante a noite, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou dois projetos de lei que apoiam os manifestantes de Hong Kong, potencialmente complicando o progresso das negociações comerciais com Pequim.

Em resposta à ação dos EUA, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que se opunha completamente à lei e ameaçava tomar contra-medidas firmes, dizendo que qualquer tentativa de interferir em Hong Kong está "fadada ao fracasso".

As ações da China e Hong Kong caíam hoje após a notícia, enquanto o iene foi negociado modestamente mais alto.

Enquanto isso, os dados mostraram que as vendas no varejo do Japão caíram 14,4% em outubro em relação ao mês anterior, o que foi superior ao esperado declínio de 10,4%.

"O iene está sendo comprado por causa das notícias sobre Trump assinar a lei se posicionando a favor de Hong Kong", disse Yukio Ishizuki, estrategista de câmbio da Daiwa Securities, em um relatório da Reuters.

"A negociação algorítmica pode aumentar ainda mais o iene, mas as perdas do dólar serão limitadas porque tivemos dados econômicos positivos nos EUA, o que aumentou o sentimento".

O índice do dólar dos EUA negociado pela última vez em 98,248, pouco mudou em relação ao fechamento de ontem.

O Departamento de Comércio informou que o produto interno bruto aumentou a uma taxa anualizada de 2,1%, comparado a 1,9% na primeira leitura. Em um relatório separado, os bens duráveis ??aumentaram 0,6% após cair 1,4% no mês anterior.

O par AUD/USD caía 0,1%, enquanto o par NZD/USD subia 0,1%.