IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras planeja realizar IPO da Gaspetro em 2020 para vender fatia na companhia

11/12/2019 15h16

O presidente da Petrobras (SA:PETR4), Roberto Castello Branco, disse nesta quarta-feira que pretende realizar a venda da participação da estatal nas distribuidoras de gás natural no segundo semestre do ano que vem. Segundo ele, a proposta mais forte é fazer a venda por meio da abertura de capital da Gaspetro, que reúne as participações da estatal nesse setor. As informações são do site do jornal Valor Econômico.

"Nossa expectativa é que seja possível realizar essa transação no segundo semestre do próximo ano", disse o executivo em café da manhã com jornalistas, no Rio.

A publicação destaca que atualmente a Petrobras (SA:PETR4) detém 51% da Gaspetro, em parceria com o grupo japonês Mitsui. A ideia é que na bolsa a estatal se desfaça de toda sua participação na empresa, marcando uma saída do setor de distribuição de gás.

Pela operação via mercado de capitais, a estatal pretende se desfazer de toda a sua fatia na empresa.

Castello Branco explica que as distribuidoras de gás que ainda são pré-operacionais podem ser separadas para serem vendidas por outro modelo. Sobre o Comperj, reafirmou que prevê a construção de uma unidade de produção de lubrificantes no complexo, como uma "operação remota da Reduc", que já está dentro no plano de negócios 2020-2024.

Na quarta-feira, por volta das 15h15, as ações da estatal eram negociadas em alta de 0,13% a 30,48.