0,83 Mai.2024

Perimeter Institute e Krembil Foundation formam parceria para recrutar físicos mundialmente proeminentes

Perimeter Institute for Theoretical Physics

16/11/2013 12h40

WATERLOO, Ontário, 16 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- O Instituto Perimeter de Física Teórica ( Perimeter Institute for Theoretical Physics ) anunciou hoje uma parceria multimilionária com a Fundação Krembil ( Krembil Foundation ) para estabelecer duas prestigiosas cátedras de pesquisa para dois melhores físicos teóricos jovens do mundo.

Um investimento de $ 4 milhões da Fundação Krembil igualou o investimento de $ 4 milhões do Instituto Perimeter, o que permitiu ao Perimeter designar dois grandes cientistas para as novas cátedras do Instituto em Ontário, Canadá:

Davide Gaiotto vai ocupar a cátedra Galileo Galilei da Fundação Krembil de Física Teórica no Instituto Perimeter. Kevin Costello vai ocupar a cátedra William Rowan Hamilton da Fundação Krembil de Física Teórica no Instituto Perimeter. Conhecida por sua liderança no suporte a projetos de pesquisa médica, educação e serviços sociais, a Fundação Krembil também acredita que os investimentos em ciência de vanguarda no Instituto Perimeter irão ajudar a construir um futuro mais instruído e próspero para todos nós.

"Vemos isso como um investimento inteligente em algo que será profundamente vantajoso para todos os canadenses e para o mundo. Não é apenas um investimento econômico. É também um suporte ao desenvolvimento intelectual, educacional e cultural", disse o presidente da Fundação, Mark Krembil. "O Perimeter é um instituto excepcional e essas novas cátedras irão possibilitar a esses jovens, que estão entre o mais brilhantes físicos teóricos do mundo, maximizar suas pesquisas", declarou.

O diretor do Instituto Perimeter, Neil Turok, disse: "Somos extremamente gratos à Fundação Krembil por esse investimento visionário no Perimeter e no futuro da física teórica. Essa contribuição dá um grande impulso a nossa parceria singular, pública e privada, dando suporte à pesquisa física revolucionária".

Kevin Costello, um dos melhores matemáticos jovens do mundo, vai explorar as interseções entre a matemática e a física, na cátedra William Rowan Hamilton da Fundação Krembil de Física Teórica no Instituto Perimeter. "O que é único sobre Kevin Costello é que ele é um grande matemático, que vai muito mais fundo na física do que quaisquer outros matemáticos destacados em áreas similares", disse Edward Witten, um receptor da Medalha Fields, baseado no Instituto para Estudos Avançados de Princeton. "Há grandes probabilidades de que a vinda de Kevin para o Perimeter vai trazer para o instituto uma dimensão nova e forte, que coloca um excelente esforço de matemática em sinergia com a pesquisa física", afirmou.

Davide Gaiotto, um destacado físico matemático, ainda jovem, foi recrutado no Instituto para Estudos Avançados de Princeton e vai ocupar a cátedra Galileo Galilei da Fundação Krembil de Física Teórica no Instituto Perimeter. Os avanços conceituais de Gaiotto em nossa compreensão dos campos da física quântica estão "abrindo o caminho para descrições matemáticas mais poderosas das partículas e forças no universo", disse o diretor do Perimeter Neil Turok.

"Ter Kevin Costello e Davide Gaiotto designados para as cátedras inaugurais Hamilton e Galileo é uma grande proeza", disse Turok. "Podemos prever uma década muito empolgante em física matemática no Perimeter", afirmou.

Para mais informações sobre as cátedras da Fundação Krembil e informações relacionadas, visite o website do Instituto Perimeter , em http://www.perimeterinstitute.ca/node/92616 .

Sobre o Instituto Perimeter