Bolsas

Câmbio

Voo comercial Cloud da KuangChi é marco na inovação espacial urbana

KuangChi Science

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

DONGGUAN, China, 4 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ -- Com um contrato comercial de HK$180 milhões, a plataforma de informação espacial em nível de cidade Cloud, um produto proeminente da empresa de espaço urbano inteligante da KuangChi Science (00439.HK), concluiu seu primeiro voo comercial em nível mundial e sua primeira operação comercial em 28 de dezembro de 2015 em Dongguan, na província de Guangdong no sul da China. Cerca de 100 pessoas, incluindo o prefeito de Dongguan, Yuan Baocheng, e Liu Ruopeng, presidente da KuangChi, testemunharam a ascensão da Cloud no Dongguan Eco Park.

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160103/318766

O voo representa um grande marco na tecnologia de espaço urbano. Medindo 48 metros de comprimento e quase 20 metros de altura, a espetacular plataforma impulsionada por hélio se ergueu 300 metros acima do solo, proporcionando serviços integrados como comunicação, acesso à Internet, bem como grande análise e coleta de dados.

Licenciada para voar dentro do eco park, a Cloud pode ser comparada a uma torre de comunicação super alta ou a um satélite de voo baixo. Ela está ancorada ao solo por um cabo sintético, que também serve como portal para acessar a central de processamento de dados. À prova d'água, projetada com proteção contra raios e resistente a mudanças em pressão e temperatura, a aeronave leva três horas para ser enchida. Ela pode resistir a ventos de até 20 metros por segundo ao voar e até 25 metros por segundo quando ancorada.

Luan Lin, diretor de tecnologia da KuangChi Science, declarou que o sistema pode ser amplamente usado em pesquisas geográficas, monitoramento de tráfego e incêndios florestais, desastres naturais e missões de resgate.

A tecnologia chave e o equipamento usados na Cloud ajudaram a salvar a vida de Tian Zeming, sobrevivente de um acidente de deslizamento de terra devastador em Guangming, Shenzhen. Os monitores multifuncionais de alta resolução da Cloud ajudaram a localizar os prédios soterrados e a fazer os registros da escavação. Com a ajuda dos monitores e da Cloud mini -- uma versão compacta da Cloud usada em emergências, os socorristas identificaram 22 locais para maiores escavações. Tian foi encontrado em um prédio no local número 1.

Seguro, de boa relação custo-benefício e ecologicamente correto, a Cloud pode se erguer até 1.000 e 2.000 metros acima do solo carregando até 400 quilos. Adaptável a várias necessidades, a carga pode incluir estações de base sem-fio, equipamento Super Wi-Fi, transmissores de TV e rádio, permitindo que o sistema seja usado em diversas missões como telecomunicações, planejamento e gestão urbanos, monitoramento da poluição do ar e vigilância marítima.

Lá no alto, a Cloud tem um alcance ainda maior e transmite sinais muito melhores que os sistemas de solo. No caso de Dongguan, a capacidade de comunicação Wi-Fi do sistema cobre um raio de 30 quilômetros, e as áreas totais cobertas podem atingir 3.000 quilômetros quadrados em conjunto com as repetidoras em terra.

A tecnologia de ponta usada na Cloud é semelhante à desenvolvida pela Raytheon Company, uma empresa de defesa dos EUA, embora sua tecnologia esteja restrita ao uso militar. A Cloud é a primeira do gênero a ser usada em áreas civis.

Durante um lançamento teste em Shenzhen em fevereiro, a Cloud teve desempenho bem-sucedido ao executar tarefas na área de cobertura de comunicação Wi-Fi, monitoramento de terra e coleta de dados marítimos.

Com mais funções e desempenho mais estável, o sistema usado em Dongguan vai ajudar a monitorar os níveis de PM 2,5 no ar, ampliar a segurança em áreas de alta densidade populacional e gerir o tráfego urbano de maneira inteligente. A rede da Internet das Coisas e a cobertura Wi-Fi fornecida pelo sistema tornarão a vida mais fácil e melhor para os cidadãos de Dongguan.

Parte da iniciativa da "Comunidade Global de Inovação" (GCI, Global Community of Innovation) de KuangChi, a Cloud representa outra tentativa de trazer à realidade as tecnologias de ficção científica. Os parceiros da GCI também incluem a Martin Jetpack, Near Space Traveller, Space Levitation Station, Solarship, Zwipe, HyalRoute Broadband, Parallel World, iPhoton, Super WiFi e Smart Structure. 

FONTE KuangChi Science

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos