ICLEI promove primeiro evento nacional sobre cidades e mudanças climáticas depois da CoP21

ICLEI

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 18 de fevereiro de 2016 /PRNewswire/ -- Acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro a II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, promovida pelo ICLEI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Trata-se do primeiro evento nacional sobre o tema depois da CoP21. 

"O Acordo de Paris instaurou um novo marco institucional para o enfrentamento das mudanças climáticas no qual governos municipais e estaduais são reconhecidos como atores essenciais para implementação de ações transformadoras no ambiente urbano", lembra Pedro Roberto Jacobi, presidente do Secretariado para América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. "Esta discussão assume uma importância ainda maior, porque este ano teremos eleições municipais em todo o Brasil e o tema mudanças climáticas não pode ficar de fora da campanha, dos debates e das plataformas dos candidatos", completa.

O objetivo da Jornada é buscar, a partir das decisões geradas pelo Acordo de Paris, meios para aprofundar as discussões sobre o papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil, boas práticas, iniciativas e ferramentas regionais disponíveis e o caminho a ser trilhado para que as variáveis climáticas sejam incorporadas ao desenvolvimento urbano no país com ambição e escala.   

Durante o evento acontecerá também o encerramento do projeto Urban LEDS, programa de quatro anos financiado pela União Europeia e desenvolvido pelo ICLEI e ONU Habitat em 37 cidades do Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul para demonstrar estratégias de desenvolvimento urbano inclusivo de baixa emissão de carbono em condições de crescimento e transição acelerados.

A Embaixada Britânica, por meio dos recursos do Prosperity Fund, também apoia a realização da Jornada. Desde 2010 trabalhando em parceria com o ICLEI em projetos relacionados à agenda climática e de infraestrutura de cidades, o fundo viabilizará a participação de especialistas britânicos para compartilharem experiências com cidades brasileiras.

O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e as inscrições podem ser feitas pelo site http://iclei.org.br/jornadaclima/

O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Este movimento global congrega mais de 1000 estados, metrópoles e cidades de pequeno e médio porte em 86 países. Seu Secretariado para América do Sul (ICLEI SAMS) apoia uma rede de mais de 40 cidades que representam mais de 100 milhões de habitantes em 8 países, tais como Quito, Curitiba, Manaus, Ñuñoa, São José dos Campos e Bogotá.

(11) 4624-1025

FONTE ICLEI

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos