Bolsas

Câmbio

Phenomenome Discoveries anuncia a confirmação positiva do OvAware?, um teste de sangue simples para detecção precoce do câncer de ovário

Phenomenome Discoveries Inc.

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SASKATOON, Saskatchewan, 12 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- Com o uso de sua tecnologia patenteada de metabolômica, a Phenomenome Discoveries Inc. havia descoberto anteriormente que anormalidades metabólicas específicas estão presentes no sangue das mulheres com câncer de ovário. A empresa desenvolveu, subsequentemente, um teste simples (OvAware™) que pode ser realizado em uma única gota de sangue. O desempenho do teste foi confirmado em dois grandes estudos -- um no Japão (99 controles e 112 pacientes com câncer de ovário), liderado pelo Dr. Fumio Nomura, MD, em Chiba, Japão, e outro no Canadá (1.041 controles e 325 pacientes com câncer de ovário), liderado pelo Dr. Walter Gotlieb, MD, PhD, em Montreal, Canadá. Nos dois estudos, o teste de sangue conseguiu detectar câncer de ovário com 97% de precisão. Os resultados desses estudos serão apresentados pelo fundador, presidente e CEO da Phenomenome Discoveries, Dr. Dayan Goodenowe, na Conferência e Exposição do Diagnóstico do Câncer em Roma, Itália, em 13 de junho de 2016.

"O câncer de ovário é o mais letal entre os cânceres pélvicos. A maioria das pacientes é diagnosticada em um estágio avançado, com disseminação metastática além da pélvis. Isso se deve principalmente à falta de recursos eficientes de vigilância e de diagnóstico precoce da doença".

Dr. Fumio Nomura, professor e diretor do Departamento de Diagnóstico Molecular e Divisão de Medicina Laboratorial, Clínica, Genética e Organização Proteômica: Escola de Pós-Graduação em Medicina da Universidade de Chiba e Hospital da Universidade de Chiba, em Chiba, Japão. "Apesar de grandes progressos em tratamentos citotóxicos, o resultado do câncer de ovário seroso de alto grau continua pobre, principalmente devido à ausência de detecção precoce com nossas atuais ferramentas".

Dr. Walter Gotlieb, MD, PhD, diretor de Oncologia Ginecológica e Colposcopia do Hospital Geral Judaico Sir Mortimer B. Davis, de Montreal, Canadá. A detecção precoce do câncer de ovário pode estar muito mais perto da realidade hoje. Os diagnósticos de câncer da Phenomenome Discoveries, que também inclui o Cologic®, para o câncer de cólon, e o PanaSee™, para o câncer de pâncreas, se baseiam em uma tecnologia única de detecção do pródromo (sistema precursor), que identifica pessoas com anormalidades metabólicas específicas, que precedem a formação de tipos específicos de câncer. Essa tecnologia difere das tecnologias tradicionais de detecção de câncer baseadas em patologia, em que as pessoas que não tiverem essas anormalidades metabólicas não irão contrair o câncer específico, identificado no teste, enquanto as pessoas que exibirem a anormalidade metabólica terão um risco elevado de câncer. Essa tecnologia é particularmente valiosa para o controle de tipos agressivos de câncer, como o câncer de ovário, que são difíceis de detectar em um estágio inicial e cujas opções de prevenção profiláctica estão disponíveis.

"Todos sabem que o exame físico bimanual, geração de imagens ginecológicas por ultrassom e marcadores de tumor disponíveis não são sensíveis o suficiente para a detecção precoce do câncer de ovário. Portanto, precisamos desesperadamente de um marcador sérico (de soro sanguíneo) sensível e prático, que possa designar as pacientes com alto risco de contrair câncer de ovário", diz o Dr. Nomura.

"Poder detectar o câncer de ovário em estágio inicial ou poder identificar com precisão as pacientes de alto risco, que requerem monitoramento e prevenção, por cirurgia de redução de risco, é fundamental, a fim de reduzir a mortalidade desse "assassino silencioso". Um simples teste de sangue pode fazer muita coisa para se conseguir isso", diz o Dr. Gotlieb.

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, "quando o câncer de ovário é detectado precocemente, em um estágio localizado, cerca de 94% dos pacientes vivem mais do que cinco anos após o diagnóstico". A Phenomenome Discoveries vai apresentar um requerimento para aprovação do teste à Health Canada mais à frente, ainda este ano, para torná-lo disponível em 2017.

Os resultados dos estudos e mais informações sobre a ciência por trás do teste podem ser encontrados no website da empresa em www.phenomenome.com .

A Phenomenome Discoveries está passando por uma reestruturação, via procedimentos de concordata, que irá, no final das contas, resultar em transferência de propriedade de suas tecnologias patenteadas.

Para mais informações: Jamie Engen, +1-604-417-7375

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/phenomenome-discoveries-anuncia-a-confirmacao-positiva-do-ovaware-um-teste-de-sangue-simples-para-deteccao-precoce-do-cancer-de-ovario-300268055.html

FONTE Phenomenome Discoveries Inc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos