IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

TRACE lança primeiro registro global de propriedade beneficiária

TRACE

25/05/2016 08h00

ANNAPOLIS, Maryland, 25 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- A TRACE International , líder mundial de mercado na promoção da transparência comercial e na elevação dos padrões de compliance anticorrupção, lançou hoje o TRACEpublic , o primeiro registro global de propriedade beneficiária (beneficial ownership). Desenvolvido em resposta direta aos riscos inerentes da propriedade de empresas secretas, destacados pelos "Panama Papers", o TRACEpublic possibilita às empresas prestar, voluntariamente e publicamente, informações sobre suas propriedades, como uma forma de aperfeiçoar a transparência corporativa e facilitar uma devida diligência significativa. Apesar de identificar os proprietários beneficiários de intermediários externos, parceiros de joint-ventures, distribuidores, fornecedores e agentes, ser uma exigência básica de devida diligência, em muitos países essas informações não são facilmente obtidas. Recomendações de maior transparência e divulgação plena destacam a necessidade de um registro global de propriedade beneficiária.

"A TRACE vem coletando informações sobre propriedades beneficiárias, como parte de seu processo de devida diligência, há 15 anos", disse a presidente e fundadora da TRACE International, Alexandra Wrage. "Depois que o escândalo do 'Panama Papers' estourou, nos demos conta de que precisamos fornecer às empresas uma maneira de tornar essas informações disponíveis ao público, se for da vontade delas. Embora alguns países estejam estabelecendo seus próprios registros nacionais ou defendendo seu desenvolvimento, o TRACEpublic é o único registro global e ele permite às empresas se distanciar voluntariamente do estigma da reputação das empresas secretas. Ele também fornece às empresas multinacionais um ponto de partida para a devida diligência". 

O TRACEpublic é uma solução oportuna para a atual onda de preocupações que as empresas frequentemente não identificam e documentam 100% de todos os proprietários beneficiários por suas entidades externas, para determinar potenciais riscos jurídicos e de reputação. O registro foi projetado para coletar e disponibilizar publicamente os dados de propriedade beneficiária a milhares de empresas de todo o mundo. As empresas podem listar suas propriedades beneficiárias ou pesquisar o banco de dados sem custos. Os usuários precisam apenas do nome de uma empresa ou de um proprietário para realizar uma pesquisa.

Um "proprietário beneficiário" é um indivíduo ou entidade que desfruta os benefícios de ser proprietário de um ativo, independentemente de em nome de quem estejam a titularidade da empresa, a propriedade ou valores mobiliários. Esconder, disfarçar e falsificar estruturas de propriedade beneficiária de empresas é uma prática padrão de empresas que se envolvem em atividades empresariais ilícitas, incluindo corrupção, evasão fiscal, desfalques e lavagem de dinheiro. Progressivamente, governos em todo o mundo -- incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca -- estão exigindo que as empresas revelem os proprietários beneficiários no momento da incorporação e restringindo o uso de empresas anônimas. O TRACEpublic fornece às empresas uma plataforma para, voluntariamente, divulgar informações sobre propriedades beneficiárias, independentemente do país da sede. As informações apresentadas incluem: razão social da empresa, nome de fantasia se diferente, website da empresa, tipo de entidade, cidade e país da sede, informações sobre a propriedade, como participação acionária e a data em que as informações sobre a propriedade foram atualizadas. As empresas são requeridas a fornecer 100% da propriedade beneficiária.

Empresas que conduzem ou consideram conduzir negócios com uma empresa privada, parceria ou firma individual podem iniciar a devida diligência de entidades empresariais participantes, depois de identificar os proprietários beneficiários dessas entidades no TRACEpublic.

Para mais informações sobre o TRACEpublic ou para registrar uma empresa, visite https://tpms.traceinternational.org/TRACEpublic .

Sobre a TRACE

A TRACE International e a TRACE Incorporated são duas entidades distintas com a missão comum de promover a transparência comercial em todo o mundo, apoiando os esforços de compliance das empresas multinacionais e de seus intermediários externos. A TRACE International é uma associação empresarial, sem fins lucrativos, que angaria recursos para fornecer aos membros suporte de compliance anticorrupção, enquanto a TRACE Incorporated oferece aos membros e não membros devida diligência personalizada, baseada em riscos, treinamento anticorrupção e serviços de consultoria. Trabalhando em conjunto, a TRACE International e a TRACE Incorporated oferecem uma solução completa, custo-eficiente e inovadora para compliance anticorrupção e de terceiros. Para mais informações, visite www.TRACEinternational.org .

FONTE TRACE