IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Recuperação lucrativa do desperdício de calor: armazenamento térmico em estrutura de concreto aumenta a eficiência industrial

EnergyNest

16/08/2016 15h14

OSLO, Noruega, 16 de agosto de 2016 /PRNewswire/ -- Operações industriais requerem muita energia e grande parte dela vira desperdício de calor após seu uso. O armazenamento de energia térmica da EnergyNest agora garante que esta reserva de energia amplamente inexplorada possa ser convertida de maneira eficaz. Uma vez armazenado, o calor desperdiçado deslocado pode ser usado de diversas maneiras; por exemplo, para fornecer vapor processado, para gerar energia própria ou para estabilizar toda rede elétrica. Há muitas vantagens, mas a principal delas é o aumento significativo da eficiência dos recursos. Consequentemente, operações industriais tornam-se mais ecológicas. Retrofits industriais não só geram um melhor equilíbrio de energia, como estes projetos também têm um rápido retorno financeiro, algo que os torna economicamente muito atraentes.

Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160816/398417

Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160816/398418

Um elemento desta nova solução técnica é o HEATCRETE® - um concreto de alto desempenho, que é composto 75% por agregados de quartzo e 25% por aditivos. Uma estrutura de aço de transporte contém tubos de aço com carbono colocados no HEATCRETE®, através do qual um fluido de transferência de calor carrega e descarrega o sistema de armazenamento a uma pressão de até 160 bar. Um único módulo, que cabe em um container padrão de 40 pés, fornece uma capacidade energética de até dois megawatts-hora de energia térmica. Devido à sua estrutura modular, este sistema pode ser ajustado para o intervalo de hora em gigawatts.

Este sistema é muito mais barato se comparado a outras tecnologias de armazenamento de energia - cerca de 20 a 25 dólares americanos por quilowatt-hora: uma fração dos custos com bateria. Devido à sua estrutura rígida e por não ter peças móveis, o sistema de armazenamento funciona praticamente sem precisar de manutenção, de modo que os custos operacionais são um quinto do que outros sistemas de armazenamento requerem. O potencial para geração de energia própria através do deslocamento do calor desperdiçado é imenso. Por exemplo, empresas podem evitar tarifas de preço de pico com sua própria instalação para transformar desperdício de calor em energia.

Para obter mais informações, visite:  http://www.energy-nest.com

Yamaoka International RP

Jana Erhart

E-mail:  energynest@yamaoka.de  

Telefone: +49-4030-032-615

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/recuperacao-lucrativa-do-desperdicio-de-calor-armazenamento-termico-em-estrutura-de-concreto-aumenta-a-eficiencia-industrial-300314297.html

FONTE EnergyNest