Bolsas

Câmbio

Começa a Semana Mundial da Água em Estocolmo: a água pode ser a força unificadora para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável

Stockholm International Water Institute

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

ESTOCOLMO, 29 de agosto de 2016 /PRNewswire/ -- Reunidas em torno do tema Água para o Crescimento Sustentável, cerca de 3.00 pessoas de mais de 230 países estão em Estocolmo esta semana para a 26ª Semana Mundial da Água, evento anual. A crise hídrica é considerada um dos principais riscos mundiais para os próximos anos pelo Fórum Econômico Mundial, e uma população mundial em rápido crescimento significa uma pressão sobre os escassos recursos hídricos. Por isso, encontrar soluções para os muitos e complexos desafios relacionados à água está se tornando uma tarefa cada vez mais urgente para os pesquisadores, responsáveis por elaborar políticas, representantes da sociedade civil e do setor privado reunidos em Estocolmo.

Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI (Instituto Nacional da Água, em Estocolmo), que organiza a Semana Mundial da Água, disse: "Sem o acesso confiável à água, quase nenhuma das Metas de Desenvolvimento Sustentável será atingida. Para cumpri-las, devemos garantir que a água seja tema de destaque em toda a Agenda 2030. Isso mostrará o poder da água como elemento aglutinador".

"A água conecta não só setores, mas também países, comunidades e diferentes atores. Ela pode ser uma força unificadora, permitindo o progresso tanto no que se refere à Agenda 2030 quanto para o Acordo de Paris sobre mudanças do clima", disse Holmgren.

Karin Wanngård, prefeita de Estocolmo, enfatizou o papel que as cidades precisam desempenhar para o cumprimento da agenda de desenvolvimento. "As cidades representam uma grande parcela do crescimento futuro. Nossa participação na busca por soluções sustentáveis é fundamental para o sucesso em âmbito internacional. E isso significa uma responsabilidade cada vez maior, uma responsabilidade moral com as gerações futuras."

A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Margot Wallström, reforçou a mensagem de que a água é o elemento de conexão e que permitirá cumprir as Metas de Desenvolvimento Sustentável. "O cumprimento da Meta 6 da Agenda 2030 vai promover o avanço de várias outras metas, principalmente relacionadas a nutrição, saúde infantil, educação, igualdade de gêneros, cidades saudáveis e oceanos e ecossistemas hídricos saudáveis."

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD), Angel Gurría, disse que a água se tornou o tema principal nos debates internacionais. "A água ocupa agora o lugar que precisa ocupar nas prioridades internacionais", disse Gurría.

Para obter informações sobre a Semana Mundial da Água e o Instituto Internacional da Água em Estocolmo:

http://www.worldwaterweek.org  e  http://www.siwi.org

Contato para a imprensa: Rowena Barber, diretora de comunicação, Tel +46-8-1213-6039

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/comeca-a-semana-mundial-da-agua-em-estocolmo-a-agua-pode-ser-a-forca-unificadora-para-o-cumprimento-das-metas-de-desenvolvimento-sustentavel-300319652.html

FONTE Stockholm International Water Institute

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos