IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Domínio .ART, o primeiro na Internet dedicado às artes e à cultura, é lançado com adesão de mais de 60 museus e organizações de arte famosos

.ART

28/11/2016 09h00

O Instituto da Arte de Chicago, Centro Pompidou, Fondation Beyeler, Fondation Cartier, Museu Guggenheim, Hauser & Wirth, ICA Miami, LACMA, MAXXI, Centro de Arte Tate and Walker, entre outros, serão os primeiros a lançar website com o domínio .ART

LONDRES, 28 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- O domínio .ART, o primeiro a ser criado exclusivamente para a comunidade global da arte, tem o prazer de anunciar que mais de 60 museus e organizações de arte mundialmente conhecidos irão lançar websites dedicados com o novo domínio de alto nível, incluindo o Instituto de Arte do Chicago, Centro Pompidou, Fondation Beyeler, Fondation Cartier, Museu Guggenheim, Hauser & Wirth, ICA Miami, LACMA, MAXXI, Centro de Arte Tate and Walker, entre outros. Na condição de primeiras adotantes do .ART, essas organizações têm planos especiais para ativar seus novos domínios, alguns dos quais inclui a migração total ou consolidação de seus atuais websites para o .ART, enquanto outras estão lançando novos websites dedicados para exibir conteúdo único de seus artistas e/ou coleções.

"Nossa missão é preservar o legado cultural do mundo da arte. Estamos honrados pelo fato de tantas instituições respeitadas de todo o mundo compartilharem nossa visão e a convicção de que o .ART irá transformar o relacionamento da comunidade das artes com a internet e ajudar a proteger o patrimônio de suas marcas online", explica o fundador do .ART, Ulvi Kasimov.

O CEO do .ART, John Matson, declara: "O .ART disponibiliza uma nova maneira do mundo da arte se identificar online. O domínio é curto, simples, fácil de memorizar e estabelece uma associação imediata com as artes. Para nossos primeiros adotantes, o domínio .ART é uma expressão natural de suas marcas".

Adotantes iniciais terão acesso aos primeiros nomes de domínio .ART e, portanto, terão a oportunidade de lançar conteúdo em seus respectivos websites antes de os domínios serem disponibilizados para compra ao público em geral no verão (no Hemisfério Norte) de 2017. Os primeiros adotantes se mostraram entusiasmados:

O diretor digital do Tate, Ros Lawler, diz que o museu está "satisfeito por fazer parte do lançamento desse novo domínio, que irá ajudar a promover algumas das melhores coleções de arte do mundo, galerias e museus".

O diretor de Comunicação e Parcerias do Centro Pompidou, Benoît Parayre, explica: "Um nome de domínio para o mundo das artes é necessário há muito tempo e irá permitir a muitos líderes do setor cultural, museus, centros de arte, galerias, colecionadores, etc. ter nomes de domínio mais relevantes para promover suas coleções e programações".

"A Fondation Cartier pour l'art contemporain está satisfeita por participar da nova comunidade digital .ART e por expandir seus programas ainda mais", disse o gerente Digital, David Desrimais.

O artista e fundador do e-flux, Anton Vidokle, acrescenta: "A internet tem um potencial educacional enorme e um domínio confiável e informativo dedicado à arte irá disponibilizar uma fonte de conhecimento inestimável. O domínio da arte se tornará uma plataforma eficaz, que dignifica o excelente trabalho das organizações da arte e dos artistas de todas as partes do mundo, para todos aqueles que amam e se importam com as artes".

O presidente do Syndicat National des Antiquaires (SNA), Dominique Chevalier, que organiza o "Biennale des Antiquaires" no Grand Palais in Paris, explica: "Para nós e para nossas galerias, o domínio '.com' é comercial demais e o '.fr' é muito genérico. O problema com muitos nomes de domínio é que eles não dizem nada sobre nossas atividades. O '.ART' resolve esse problema".

A coproprietária da Stern Pissarro Gallery, Lélia Pissarro, que é bisneta do artista Camille Pissarro, acrescenta: "A internet exerceu o maior impacto no mercado mundial da arte. Ela levou a arte para todos os cantos do mundo. O futuro, em termos de nomes de domínio, é claramente o de categorizar os setores. Sentimos que, pelo que o nome Pissarro representa, combiná-lo com o domínio '.com' carece de elegância. Agora, ter a possibilidade de usar o 'pissarro.art' é, simplesmente, a solução perfeita. Isso preenche uma lacuna de muito tempo em nossa estratégia de marketing e aperfeiçoa a maneira com que nos projetamos".

Os primeiros adotantes têm planos abrangentes para seus respectivos sites:

O Tate, LACMA, o Museu de Arte Multimídia e o Museu Solomon R. Guggenheim irão criar websites que destacam vários aspectos de suas coleções, enquanto a Fondation Cartier irá usar o domínio para disponibilizar sua coleção ao público pela primeira vez em sua história. Enquanto isso, o Centro Pompidou irá lançar um website dedicado, com informações úteis em inglês e outros idiomas para os visitantes estrangeiros.

A Hauser & Wirth irá celebrar seu 25º aniversário com o lançamento de um website interativo, com uma cronologia visual que traz a história de quase três décadas da galeria. Além disso, a Canesso Gallery, Galerie Meyer Oceanic & Eskimo Art, Galerie Perrin, Tomasso Brothers Fine Art, Stern Pissarro Gallery e a Venus irão migrar totalmente seus atuais websites para o novo domínio .ART.

A partir de fevereiro de 2017, os nomes de domínio .ART serão disponibilizados para registro de profissionais do mundo das artes, assegurando que os principais interessados tenham a oportunidade de garantir seus domínios em primeiro lugar.

Para ver a lista completa dos primeiros adotantes do .ART, visite http://www.art.art .

Para mais informações, contate: engage@art.art .

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160525/372735LOGO

 

FONTE .ART