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Clarivate Analytics lança nova suíte de produtos que reduz riscos e economiza tempo para os pesquisadores na seleção do próximo alvo de um medicamento

Clarivate Analytics

15/03/2017 17h46

FIFLADÉLFIA, 15 de março de 2017 /PRNewswire/ -- No campo da descoberta de medicamentos (drug discovery), selecionar um alvo para o desenvolvimento pré-clínico é difícil e selecionar o alvo certo é, possivelmente, o passo mais importante de todo o processo de descoberta de medicamentos. Dar um primeiro passo falso no processo de seleção do alvo pode sair muito caro. De acordo com o Centro para Pesquisa de Remédios (CMR -- Centre for Medicines Research), em 2015 a probabilidade de migrar com sucesso um novo candidato a medicamento do estudo clínico de fase I diretamente para o mercado era de menos de 10% em todas as áreas de terapia, com a eficácia sendo a razão para a falha em mais de metade dos estudos clínicos de fase II e fase III.

Para reduzir esse risco e as despesas associadas, o Drug Research Advisor, uma nova suíte de ferramentas de fluxo de trabalho pré-clínico da Clarivate Analytics já está disponível. O Drug Research Advisor integra os principais passos da pesquisa pré-clínica em um fluxo de trabalho único, baseado em nuvem, que possibilita acesso mais rápido às informações e um processo melhorado de tomada de decisão. Com o Drug Research Advisor, os usuários podem, agora, apurar tipos cruciais de conteúdo, administrados manualmente, dos produtos IntegritySM e MetaCoreTM da Clarivate Analytics com uma ferramenta, usando o que há de mais novo em visualização e analítica.

O primeiro aplicativo dentro do Drug Research Advisor, o Target Druggability, dá suporte à identificação de alvos e pesquisa de seleção, ao integrar inteligência farmacológica, biológica, experimental e competitiva em uma única ferramenta interativa de pesquisa. Cientistas de dados da Clarivate desenvolveram um algoritmo de pontuação específico que avalia a seleção de alvos para uma doença específica e os classifica pela ordem de seus potenciais para serem os melhores ou os primeiros de sua classe. Esse sistema de pontuação ajuda a reduzir o processo de seleção de 12 semanas para menos de 30 minutos.

Com maior eficiência, as empresas podem agora analisar mais alvos e selecionar aqueles mais apropriados para seus portfólios, eliminando perdas de tempo e de dinheiro com alvos não qualificados. Dessa forma, economizam milhões de dólares em custos e, ainda mais importante, possibilitam às empresas oferecer mais medicamentos que salvam vidas ao mercado.

"Considerando os muitos fatores a serem avaliados ao identificar oportunidades para o próximo desenvolvimento dos melhores e primeiros tratamentos em sua classe, os pesquisadores são constantemente desafiados a avaliar rapidamente o cenário do alvo que circunda uma indicação ou uma via", disse o diretor de Descoberta e Produtos de Ciência Translacional da Clarivate Analytics, Leo Lafferty-Whyte. "O aplicativo Target Druggability simplifica os fluxos de trabalho cotidianos de nossos clientes, por tornar dados crescentemente complexos mais visuais e, portanto, utilizáveis".

Como o aplicativo funciona

Com o Target Druggability, os usuários começam a pesquisa por doença, alvo ou medicamento e os resultados mostram imediatamente o número de alvos associados a essa doença. Acompanham esses resultados analíticas visuais por tipo de molécula e família do alvo. Codificação colorida, agrupamento e classificação por tamanho são úteis e podem ser usados para mostrar metadados circundando esses alvos, tais como a fase mais alta que o medicamento atingiu para determinado alvo, programas ativos versus não ativos, tipo de molécula do alvo, biomarcadores, modelos animais e níveis de evidência genética.

A partir daí, os usuários podem começar a avaliar níveis de risco -- alvos novos versus comprovados -- e a classificar os resultados com base no algoritmo de pontuação patenteado, que apura as evidências em torno dos alvos.

Indo para um nível de alvo único, os usuários também podem começar a analisar as informações relacionadas dos alvos, incluindo sumários anexos de informações organizadas manualmente.

O que os clientes estão dizendo

Com 58% dos alvos com medicamentos em desenvolvimento ativo e com duas ou mais empresas já os pesquisando, selecionar um novo alvo para pesquisar se tornou um empreendimento arriscado, com a necessidade de se diferenciar genuinamente da concorrência e encontrar um nicho já no início do processo.

É por isso que a Clarivate buscou a participação dos clientes no projeto do produto. Suas opiniões foram incrivelmente positivas.

Um dos participantes, o diretor sênior do Laboratório de Biologia de Pesquisa e Desenvolvimento Cardiovascular da Fibrose da Actelion, Patrick Sieber, disse: "Com o Target Druggability, consigo ter rapidamente uma visão geral do cenário do alvo, incluindo doenças e competição".

"O Target Druggability pode apoiar os pesquisadores no processo de selecionar um alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos, por fornecer o contexto certo para tomada de decisão", disse o cientista sênior de Pesquisa da Vertex Pharmaceuticals, Dave Deninger, que também participou do projeto-piloto.

O DRA Drug Research Advisor -- Target Druggability foi classificado recentemente entre os cinco finalistas da premiação " Fierce Innovation Awards ".

Para mais informações sobre o Target Druggability ou para agendar uma demonstração, clique aqui .

Clarivate Analytics

A Clarivate™ Analytics acelera o passo da inovação ao fornecer percepções e analíticas confiáveis a clientes em todo o mundo, habilitando-os a descobrir, proteger e comercializar novas ideias mais rapidamente. Anteriormente uma empresa de Propriedade Intelectual e Ciência da Thomson Reuters, controlamos e operamos uma coleção de negócios importantes, baseados em assinatura, focados em pesquisa científica e acadêmica, analítica de patentes e de padrões regulamentares, inteligência de produtos farmacêuticos e de biotecnologia, proteção de marcas comerciais, proteção de marcas de domínio e gestão de propriedade intelectual. A Clarivate™ Analytics é agora uma empresa independente, com mais de 4.000 empregados, operando em mais de 100 países e é proprietária de marcas conhecidas como Web of Science™, Cortellis™, Thomson Innovation™, Derwent World Patents Index™, CompuMark™, MarkMonitor® e Techstreet™, entre outras. Para mais informações, por favor, visite clarivate.com .

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FONTE Clarivate Analytics