IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gabinete de Sua Santidade o Karmapa: Sua Santidade se casa em cerimônia privada

Private Office of the 17th Karmapa

29/03/2017 15h15

NOVA DEHLI, 29 de março de 2017 /PRNewswire/ -- Thaye Dorje, Sua Santidade o 17o. Gyalwa Karmapa, chefe supremo da linhagem Karma Kagyu do Budismo Tibetano existente há 900 anos, anuncia hoje seu casamento com uma amiga de infância, Rinchen Yangzom, em uma cerimônia privada em Nova Dehli, no dia 25 de março.

Foto: http://mma.prnewswire.com/media/483761/Karmapa_Family.jpg

Foto: http://mma.prnewswire.com/media/483762/Thaye_Dorje_Karmapas.jpg

Em uma declaração feita de surpresa para seus discípulos, o líder espiritual de 33 anos disse que continuará com todas as suas atividades como Karmapa, com exceção da realização de ordenações – já que ele não é mais um monge. Ele delegou a responsabilidade das ordenações para Sua Eminência o 4o. Jamgon Kongtrul Rinpoche, Karma Mingyur Dragpa Senge.

O Karmapa, literalmente 'aquele que realiza a atividade budista' é o líder da mais antiga linhagem de reencarnação do Budismo Tibetano, anterior à escola Gelug do Dalai Lama em mais de 200 anos.

O Karmapa disse, 'Tenho um forte sentimento, no fundo do meu coração, que a minha decisão de me casar terá um impacto positivo não somente para mim, mas também para a linhagem... Algo lindo, algo benéfico irá emergir, para todos nós...'.

'Para aqueles que seguem o caminho da vida como ordenados, devemos encorajá-los e respeitá-los. Nessa 17a. encarnação, tanto para o futuro da linhagem, quanto para satisfazer os desejos dos meus pais, escolhi um caminho diferente. Ao mesmo tempo, meu compromisso de proteger e preservar o corpo monástico e a linhagem continua fundamental em minha vida, e na minha contínua função como Karmapa'.

Thaye Dorje não é o primeiro Karmapa a se casar. Khakyab Dorje, o 15o. Karmapa era casado e pai de três filhos, dois dos quais foram reconhecidos como 'tulkus' seniores ou mestres renascidos na linhagem Karma Kagyu.

O Karmapa e Rinchen Yangzom, um nome tibetano que significa 'Preciosa Prosperidade Reunida' se conhecem há mais de 19 anos e compartilham o que o Karmapa define como 'uma ligação espiritual especial'.

Rinchen Yangzom, de 36 anos, nasceu em Thimphu, no Butão. Ela tem nove irmãos e foi educada na Índia e na Europa.

No dia 19 de janeiro de 2017, o Karmapa fez o pedido de casamento de acordo com as tradições tibetanas. Conforme o desejo do pai do Karmapa, Sua Eminência Mipham Rinpoche, o casamento foi realizado em 25 de março, na presença dos membros mais próximos das famílias. O Karmapa e Rinchen Yangzom marcarão sua primeira aparição pública juntos no evento Kagyu Monlam, em dezembro de 2017, em Bodhgaya, local no qual Buda alcançou a iluminação.

Declaração completa do Karmapa

Fotos

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/gabinete-de-sua-santidade-o-karmapa-sua-santidade-se-casa-em-cerimonia-privada-300431303.html

FONTE Private Office of the 17th Karmapa