Bolsas

Câmbio

Tecnologia ajuda jovens desfavorecidos a ter um futuro melhor

Microsoft Latinoamérica

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

WASHINGTON, 12 de julho de 2017 /PRNewswire/ -- Uma oportunidade foi tudo o que precisou Edu Lyra, que viveu em uma casa precária no município de Guarulhos e foi inspirado por sua mãe a sonhar, com essas palavras: "Filho, não importa de onde você vem, o que importa é para onde você vai". Isso foi suficiente para Eduardo se tornar jornalista, escrever o livro "Jovens Falcões" e ser um dos roteiristas do filme "Na Quebrada", além de ser tornar um empreendedor social.

Em 2011, Eduardo iniciou o movimento "Gerando Falcões", que busca produzir mudanças na realidade de comunidades desfavorecidas em São Paulo, Brasil, promover a paz e criar oportunidades para jovens de diferentes favelas e prisões em Poá, uma das maiores áreas de São Paulo, para que tenham um futuro melhor, sustentando-se em três pilares: esportes, cultura e capacitação para renda.

O Instituto Gerando Falcões foi qualificado como uma organização não governamental em 2013 e, atualmente, graças ao apoio de diferentes empresas e da tecnologia, opera quatro programas de educação social, que beneficia mais de 100 mil jovens por ano e seu alcance aumentou cerca de 25% neste ano.

A tecnologia como veículo para gerar um impacto positivo no mundo

A coordenadora de Qualificação Profissional do Gerando Falcões, Vanessa Silva, diz: "A tecnologia promove o conhecimento e elimina as barreiras que a sociedade construiu. Quando essas barreiras são derrubadas, a inovação, a criatividade e o conhecimento chegam a todas as partes". O lema do Gerando Falcões "Menos muros e mais pontes" está muito relacionado com o impacto que a tecnologia pode exercer nas pessoas e como ela pode ser uma ponte para levar a inovação e a criatividade a todos os lugares.

E essa tecnologia exerce um papel importante nos projetos do Gerando Falcões, pois 30 jovens de 14 a 19 anos fazem o curso de Desenvolvimento Profissional, com classes sobre Infraestrutura, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Desenvolvimento de Aplicações durante um ano. Esse conhecimento faz com que se interessem por tecnologia, além de lhes oferecer habilidades como especialistas na área e aumentar as possibilidades de trabalho nesse setor, a fim de melhorar seu futuro.

Esse curso é ministrado por funcionários da REDBELT, uma empresa focada em sinergias em serviços de TI, que está convencida de que promover a igualdade social e profissional é uma maneira de ajudar a todos que nos rodeiam. Foram esses os princípios que levaram a empresa a se integrar ao projeto do Gerando Falcões. "A ideia de trabalhar com os jovens do Gerando Falcões é mudar o futuro de pelo menos um deles e lhes oferecer os conhecimentos para alcançar um futuro melhor", afirma o diretor de Parcerias e Marketing da RedBelt, Jaime Garcia.

O setor da tecnologia começou a experimentar uma falta de pessoal capacitado em áreas de segurança, nuvem, programação e outras e nisso radica a importância do projeto do Gerando Falcões. "Muitos jovens, a partir do curso, elegerão uma carreira em programação ou em alguma outra área da tecnologia, depois de haver feito o curso da RedBelt", diz Vanessa Silva.

A proposta é oferecer uma nova oportunidade aos jovens, abrir-lhes as portas para um mercado em que possam se desenvolver no futuro, com a ajuda de profissionais que possam lhes transmitir conhecimentos e habilidades que os ajudam a atingir esse ideal. A RedBelt, que além disso é parceira de negócios da Microsoft, sabe que isso é importante. Jaime Garcia declara: "É um prazer e desfrutamos o momento. A tecnologia e, especificamente, a nuvem têm um mercado crescente no Brasil e é importante que profissionais como nós possamos transmitir conhecimentos nessa área aos jovens".

Parceira de negócios do ano

Graças a esse projeto, a RedBelt  foi distinguida como Parceira do Ano (Partner of the Year) na categoria "Cloud for Global Good, Youthspark Award" no evento Inspire, no qual se reconhece o trabalho de parceiros destacados por suas soluções que integram a tecnologia da Microsoft. A esse respeito, Jaime Garcia declara: "O reconhecimento nos dá muita exposição e isso é bom, porém, antes de tudo, nossa intenção principal é ajudar os jovens e poder transformar seus futuros".

A Microsoft apoia a RedBelt com as licenças de software utilizadas no projeto e o Gerando Falcões com 50 licenças de CRM Online, 3 licenças de SharePoint Server como intranet, 4 licenças de SQL Server, 100 licenças do Office 365 (Exchange, Skype for Business, SharePoint, Power BI, etc.), 100 licenças do Windows, 50 licenças do site do Office Pro Plus e 5 licenças do Microsoft Project.

Porém, o curso não é o final do caminho. Uma vez concluído, a RedBelt elege um dos jovens para ingressar na empresa, em um programa de estágio. "Não só lhes damos o conhecimento que precisam para começar uma carreira como também os trazemos aqui para a empresa para prepará-los e para que enfrentem o mundo sem medo", afirma Garcia.

A vida está cheia de escolhas e oportunidades e o Gerando Falcões pretende ser um guia para os jovens que elegem um caminho diferente para suas vidas e para que tenham uma nova oportunidade que lhes permita ter um futuro melhor, um futuro impulsionado pela tecnologia.

Sobre o Microsoft Inspire

O Microsoft Inspire fornece à comunidade de parceiras da Microsoft acesso ao marketing e a estratégias de negócios essenciais, liderança em informações referentes a soluções específicas de clientes projetadas para ajudar as parceiras a ter êxito no mercado. Junto com oportunidades informativas de aprendizagem que cobrem as vendas, marketing, serviços e tecnologia, o Microsoft Inspire é o lugar ideal para as parceiras receberem conhecimentos valiosos vindos de seus colegas e da Microsoft. Mais informações podem ser encontradas em https://partner.microsoft.com/inspire .

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq "MSFT" @microsoft) é a empresa líder em produtividade e plataformas em um mundo onde a mobilidade e a nuvem estão em primeiro lugar e sua missão é estimular todas as pessoas e organizações no planeta a realizar mais.

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/534802/Jaime_Garcia_and_Fernando_Andreazi.jpg  

View original content with multimedia: http://www.prnewswire.com/news-releases/tecnologia-ajuda-jovens-desfavorecidos-a-ter-um-futuro-melhor-300486673.html

FONTE Microsoft Latinoamérica

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos