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Empreendedorismo e negócios

Empreendedorismo: Saiba o que é um plano de negócios e como fazer o seu

Do UOL, em São Paulo

22/02/2012 15h13

O plano de negócios é mais do que um apanhado de ideias. Ele contém um cronograma lógico e prático que possibilita ao empreendedor a inserção dos mais diversos dados sobre o futuro negócio. Com base nessa ferramenta, o empreendedor poderá fazer análises financeiras e do mercado antes de tomar decisões.

O plano é o primeiro contato do empreendedor com o universo empresarial. Ele apresenta o negócio já prevendo suas relações com o mercado e dá condições para que o empreendedor trace um roteiro de ações.

Enquanto busca pelas informações necessárias para formar todo o cenário, o empreendedor conhece o próprio empreendimento, como também os outros atores do mercado (fornecedores, consumidores e concorrentes) com os quais irá se relacionar.

O planejamento estratégico de negócios pode ser dividido em três fases:

Convencimento próprio: fase em que o empreendedor precisa se convencer de que a sua ideia pode se transformar em oportunidade de negócio. Aqui, o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida é vital. Sem esta base, é muito arriscado seguir adiante.

Avaliação do negócio: é o momento de inserir a ideia no mercado, avaliando financeira e mercadologicamente o empreendimento e preparando a relação da futura empresa com o ambiente de negócios.

Ação empreendedora: a ideia se transforma em empreendimento. Neste momento, o planejamento assume também a função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais.

O que é preciso saber para elaborar um plano de negócios?

O empreendedor precisa ter material suficiente para:

  1. Definir o objetivo e o foco da empresa.
  2. Descrever a ideia, por meio dos produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado.
  3. Apresentar o diferencial competitivo.
  4. Descrever os pontos fracos e fortes, seus e dos concorrentes.
  5. Apresentar o segmento de mercado pretendido.
  6. Descrever as informações gerais sobre os fornecedores e concorrentes.
  7. Descrever a cadeia de suprimentos da futura empresa.
  8. Apresentar os requisitos técnicos para os gestores e empregados.
  9. Apresentar a análise de viabilidade financeira.
  10. Descrever a origem (fontes) e destino (usos) dos recursos financeiros do empreendimento.

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