IPCA
0.13 Mai.2019
Topo

Aviões da Transbrasil vão a leilão para 'limpar' aeroporto de Brasília

Do UOL, em São Paulo

2012-07-13T06:00:00

13/07/2012 06h00

Dois aviões da extinta companhia aérea Transbrasil devem ser desmontados e vendidos como sucata, determinou a Justiça. Uma terceira aeronave irá a leilão inteira, para preservar a memória da empresa falida. Fundada em 1955, a Transbrasil deixou de voar em 2001.

Os três Boeings 767-200 estão estacionados na área operacional do aeroporto de Brasília, o que atrapalha as empresas que operam no local atualmente.

A previsão é que o leilão do avião inteiro ocorra até setembro. Os valores arrecadados irão para o pagamento de credores, principalmente trabalhadores.

As aeronaves já foram declaradas estragadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Elas estão sem motores, sem acabamento interno e com os painéis da cabine de comando destruídos.

A medida faz parte do programa Espaço Livre - Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça. O objetivo da ação é remover dos aeroportos todos os aviões que estejam vinculados às massas falidas de empresas aéreas ou que tiverem sido apreendidos em processos criminais, principalmente por tráfico de drogas.

Mais Economia