Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Associação diz que pode faltar bacon em 2013; no Brasil, pernil fica mais caro no Natal

Falta de bacon em 2013 é "inevitável", segundo a britânica National Pig Association - Jonathan Hayward/The Canadian Press/AP
Falta de bacon em 2013 é 'inevitável', segundo a britânica National Pig Association Imagem: Jonathan Hayward/The Canadian Press/AP

Do UOL, em São Paulo

27/09/2012 13h12

Uma associação britânica de criadores de porcos divulgou um alerta: pode faltar bacon no mundo todo em 2013.

No Brasil, os produtores ainda não falam em falta de produto, mas dizem que o pernil pode ficar mais caro já neste Natal.

O comunicado da National Pig Association (Associação Nacional do Porco) diz que o aumento no preço de grãos como soja e milho deve levar à queda na produção de derivados do porco no ano que vem. Segundo a associação britânica, o cenário levará a uma "inevitável" escassez de bacon no mundo.

A soja e o milho, usados na fabricação de rações para os animais, estão com preço alto por causa da quebra da safra nos Estados Unidos, que enfrenta uma seca histórica. Por isso, fica mais caro para os produtores alimentarem os animais. 

Os criadores de porcos dizem que a única forma de evitar a falta do produto seria convencer os supermercados a pagar mais pela carne suína.

"Os supermercados britânicos sabem que têm que aumentar o preço que eles pagam aos criadores do Reino Unido, ou correrão o risco de  ficarem com espaços vazios em suas prateleiras no ano que vem", disse, no comunicado, Richard Longthorp, o presidente da associação.

No Brasil não deve faltar bacon, mas pernil de Natal fica mais caro

No Brasil, não existe risco de falta de bacon ou de outros derivados suínos, diz o diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser.

Segundo ele, porém, a expectativa é a de que o tradicional pernil de Natal chegue aos supermercados mais caro já no fim deste ano. O motivo é a crise que afeta o setor há cerca de 18 meses.

"Realmente houve redução na produção este ano. O setor, que esperava crescer entre 4% e 4,5% em 2012, deve ter uma alta de apenas 1,5%", afirma Coser.

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de carne suína e também importante exportador. Só em 2011, o valor das exportações chegou a R$ 1,5 bilhão. China e Hong Kong estão entre os principais destinos da carne nacional.

Alta do milho também deixa frango mais caro

O preço alto do milho deve reduzir a produção de frangos no Brasil e deixar a carne mais cara para o consumidor, segundo a consultoria Clarivi, especializada em mercados agrícolas. Além disso, também deve levar à falência de pequenos produtores.

As duas maiores produtoras de carnes de frango e suína do país, a Brasil Foods e a Marfrig, não falaram em corte de produção, mas disseram que farão reajustes nos preços de seus produtos para compensar o aumento de custos.

A Brasil Foods, dona da Sadia e da Perdigão, falou em aumento de até 10%