Veja dicas para sua empresa aparecer na internet e faturar mais
Aparecer na internet pode ampliar o volume de negócios das empresas, já que a rede aproxima produtos e serviços do seu público. No país, 77,7 milhões de pessoas, ou 46,5% da população, estão conectadas, de acordo com a Pnad 2011 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Ferramentas como anúncios em redes sociais, links patrocinados em sites ou mudanças na programação da página da empresa que a faça aparecer mais em resultados de busca são alguns recursos que ajudam o pequeno empreendedor que não possui muito capital para investir.
Marcelo Ostia, fundador do site Camisetas da Hora, deve 80% do seu faturamento à exposição na internet. Ele investe em anúncios em redes sociais como Facebook e YouTube, links patrocinados e otimização do seu site para ser bem posicionado em resultados de buscas.
“Comecei em 2005 investindo R$ 50 por mês e vi que dava resultado. Fui aumentando o valor investido aos poucos e hoje aplico mais de R$ 20 mil em propaganda online”, declara. A empresa fatura em torno de R$ 135 mil por mês.
Pagamento de anúncios é proporcional ao número de cliques
Veja dicas para sua empresa aparecer mais na internet
1
Público
Identifique seu público-alvo e adeque sua comunicação a ele. Elabore o conteúdo do seu site de maneira que potenciais clientes possam encontrar rapidamente o que procuram.
2
Conteúdo
Certifique-se de que o conteúdo do site descreve seu produto com precisão. Defina categorias em seu site e crie uma seção para cada uma delas, por exemplo, contatos, produtos etc.
3
Palavras-chave
Verifique se as palavras-chave relacionadas ao seu negócio que os usuários podem buscar estão incluídas no conteúdo do site. Nessa hora, pense como consumidor.
4
Links
Obtenha links para o seu site em outros sites. Inclua sua página em diretórios de empresas, guias de serviços e também nos sites de seus fornecedores. Isso fará com que seu site apareça mais bem posicionado nos resultados de pesquisa.
5
Atualização
Ofereça conteúdo atualizado, útil e de qualidade. Se você tem um catálogo de produtos ou serviços, pode renová-lo periodicamente para incluir ofertas ou novidades. Certifique-se de que o conteúdo possa ser visualizado nos diferentes navegadores existentes no mercado, inclusive em smartphones e tablets.
Guilherme Rios, diretor da Social Agency, agência especializada em marketing nas redes sociais, diz que os anúncios em redes sociais são uma maneira de segmentar e atingir o público-alvo da empresa. “No Facebook, o filtro é por afinidade. O empresário escolhe o perfil de pessoas que ele quer impactar por meio de páginas que elas curtem, locais onde moram ou que frequentam e assim por diante”, declara.
O anúncio aparece no lado direito da página apenas para as pessoas que se encaixam no perfil escolhido. O pagamento do anúncio é feito de acordo com o número de cliques recebidos e, para ser exibido, passa por um leilão. “Cada empresa define o valor máximo que pagará por cada clique. As que pagam mais aparecem primeiro. Milhões de pessoas acessam o Facebook diariamente, então, dá para conseguir boa exposição”, afirma.
O valor varia de acordo com a segmentação definida, oscilando, geralmente, entre R$ 0,10 e R$ 1,00 por clique. O pagamento é feito por cartão de crédito e o próprio empreendedor elabora o filtro que deseja e negocia com o Facebook. O anúncio pode levar para o site da empresa, para uma loja virtual ou para a página da empresa no Facebook.
“Depende do tipo de interação que o empreendedor procura. Se quiser fazer negócio, pode levar para o site da empresa ou para a loja virtual. Se quer estabelecer relacionamento de médio prazo, encaminha o usuário para a fan page da marca no Facebook”, diz Rios.
Há ainda outras formas de aparecer na rede social. Uma delas é pagar para que cada vez que uma pessoa curtir a página da empresa, essa ação apareça para os amigos dela. Ou o conteúdo criado pela sua empresa na rede social apareça entre as atualizações dos amigos do usuário. “Essas são formas mais sofisticadas de exposição, usadas por quem já tem experiência e estratégia”, diz Rios.
Empreendedor paga quanto quer em links patrocinados
Os links patrocinados em sites também são uma maneira de aparecer para um público específico que está procurando por um produto ou serviço. Em geral, eles funcionam de forma parecida com os anúncios do Facebook. O empreendedor faz uma lista de palavras-chave utilizadas na busca e define um valor máximo que pagará por clique.
O serviço é oferecido por empresas como Google, Microsoft (com o buscador Bing) e UOL, onde o link patrocinado aparece em páginas de conteúdo relacionado às palavras-chave cadastradas ou por categorias. O empreendedor pode determinar que seus anúncios apareçam nas páginas de moda ou de esportes, por exemplo, sem cadastrar palavras-chave.
"A vantagem é que o anúncio chega ao internauta mesmo se ele não procurar. Também é possível incluir imagens no link patrocinado, uma exclusividade do portal", diz Ana Luiza Dieterich, gerente-geral de links do UOL.
Para Luciano Santos, gerente de pequenas e médias empresas do Google Brasil, “os anúncios mais específicos, que citam o produto ou serviço, bairro, preço ou forma de pagamento são mais relevantes”. Ele diz que o uso de links patrocinados pode ser sazonal, ou seja, a empresa ativa ou pausa os anúncios quando quiser.
Empreendedor pode monitorar de onde veem os cliques
José Rubens, diretor da Guia-se, empresa de marketing digital, diz que existem ferramentas que permitem que o empreendedor saiba de onde vieram os acessos para o seu site. No caso dos links patrocinados, ele consegue monitorar os cliques para evitar fraudes que o obriguem a pagar mais. A própria empresa que vende o link também faz um monitoramento.
"Se o mesmo IP -- número que identifica o computador -- clica muitas vezes, o sistema identifica e para de contabilizar esses cliques. De maneira geral, os links patrocinados são uma forma segura de anunciar, é só escolher bem o parceiro", afirma Rubens.
Construção e conteúdo do site também favorecem exposição
Outra maneira de aparecer mais nos sites de busca é usar códigos específicos na construção do site da empresa que ajudam a posicioná-la melhor nos resultados de buscas. Existem profissionais especializados na otimização de sites, conhecida em inglês como SEO -Search Engine Optimization. Apesar de ajudar, o SEO não é garantia de que o site será o primeiro resultado de uma busca.
“A quantidade de páginas que menciona o site de uma empresa é um dos critérios dos resultados de busca. Ter um site bem feito, com boa navegação, conhecido pelas pessoas e divulgado nas redes sociais é importante para aparecer na internet de maneira geral. Isso requer estratégia e dedicação constante”, declara Santos.
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