Saiba se o seu negócio pode ou não ser lucrativo no setor de franquias
Na hora de expandir o negócio, muitos empreendedores optam pelo formato de franquia. A rapidez na expansão da rede –já que o investimento na abertura de uma unidade será do franqueado– e o lucro com o recebimentos de royalties e taxa de franquia são os maiores atrativos do modelo.
É o caso da empreendedora Cleusa Maria da Silva que, com um investimento de R$ 200 mil, transformou a sua loja de bolos em uma rede de franquias. O impulso para a criação da rede Sodiê Bolos foi dado pelos ex-clientes, que sugeriram o negócio para Cleusa. Para franquear a marca, no entanto, a empresária teve de promover mudanças em seu modelo de negócio
Os números também são favoráveis aos franqueadores. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2012 as franquias faturaram R$ 103,2 bilhões, alta de 16,2% em relação ao ano anterior. No mesmo período, 395 redes aderiram ao sistema de franchising.
No entanto, franquear um negócio exige planejamento e cuidado. Para o diretor de relações internacionais da ABF e diretor da consultoria Francap, André Friedheim, não é qualquer empresa que pode se tornar uma franquia. Veja os passos para virar franqueador.
Antes de franquear, o empreendedor deve verificar alguns pré-requisitos, como ter produtos ou serviços testados e comprovados pelo público, atuar em segmento crescente –ou que não esteja em declínio–, ter apelo geográfico amplo (não estar restrito a determinadas regiões) e possuir operação financeiramente viável para franqueador e franqueado.
“Quando se entra para o franchising, o negócio não concorre apenas com o setor de atuação, mas também com as franquias em geral. Se um candidato a franqueado tiver R$ 300 mil, ele pode investir em qualquer marca. É preciso ser atrativo no valor de faturamento, no prazo para retorno do investimento e nos custos de instalação oferecidos”, diz.
Veja 7 pré-requisitos para franquear um negócio
Pré-requisito | Utilidade |
Ter um diferencial | Copiar a concorrência não funciona. É preciso ter algum diferencial, seja na qualidade, no preço, na rapidez ou na comodidade do cliente. |
Período de experiência | O empreendedor precisa estar envolvido com o negócio por, pelo menos, dois anos. O tempo é essencial para enfrentar sazonalidades, corrigir erros operacionais, testar o produto e comprovar que ele não é uma moda passageira. |
Escolha do setor | No geral, todos os segmentos apresentam alta. No entanto, é preciso estar atento ao número de concorrentes. Alimentação e cosméticos, por exemplo, são setores de alta concorrência. |
Apelo geográfico | O negócio não pode estar ligado a características locais, como clima e temperatura. O mesmo modelo deve ser aplicável tanto no Rio Grande do Sul como no Nordeste, por exemplo. |
Operação padronizada | Para replicar um negócio é preciso ter manuais claros de procedimentos, além de treinamento para os franqueados. O mesmo produto deve ser oferecido com a mesma qualidade onde quer que a unidade esteja localizada. |
Financeiramente viável | O negócio deve ser vantajoso para os dois lados. Os valores de custo inicial, faturamento prazo para retorno do investimento devem ser atraentes para o franqueado e a abertura da loja deve ser lucrativa para o franqueador. |
Número de unidades | Franquear só é vantajoso quando há volume. Se a ideia é ter cinco unidades, por exemplo, é mais indicado expandir com lojas próprias. Especialistas recomendam o investimento a partir de 15 estabelecimentos, mas o número pode variar conforme o ramo de atividade. |
Custo varia de R$ 200 mil a R$ 500 mil
De acordo com Friedheim, o custo para franquear um negócio pode variar entre R$ 200 mil e R$ 500 mil, dependendo da estrutura que o empresário queira oferecer.
Os principais gastos envolvem a contratação de consultoria, assessoria jurídica, padronização das lojas (arquitetura, mobiliário e procedimentos), softwares operacionais e treinamento do pessoal.
Por isso, o diretor da Francap declara que franquear um negócio só vale a pena quando há a perspectiva de abrir grande número de lojas.
“Às vezes, o lucro só começa a aparecer depois de vender 15 operações ou mais. Se o objetivo é abrir cinco unidades apenas, é melhor expandir com loja própria.”
Empresa deve ter dois anos de mercado
Segundo a consultora especializada em varejo e franchising Melitha Novoa Prado, um erro comum é os empreendedores quererem franquear o negócio diante dos primeiros resultados positivos.
Para ela, é necessário que a empresa esteja há, pelo menos, dois anos no mercado para pensar em virar franquia.
O período é necessário para que o empresário passe por sazonalidades ganhe experiência no mercado, fortaleça a marca, corrija erros operacionais e comprove que os produtos ou serviços oferecidos não são modas passageiras.
A consultora diz ainda que é importante estudar o mercado para saber quais regiões podem receber unidades da rede.
“Os primeiros pontos geralmente são em cidades próximas ao franqueador para facilitar a logística de visitas e treinamento e reduzir os custos com viagens. Depois, ele expande para lugares mais distantes.”
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