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Brasileiros fazem Punta del Este se inflacionar e trocar tango por samba

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Imagem: Divulgação

Matheus Lombardi

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 06h00

Nos últimos dez anos, o balneário de Punta del Este, paraíso de luxo uruguaio, testemunhou como poucos lugares o crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros.

A cidade, que antes era dominada por turistas argentinos, teve que trocar o tango pelo samba após uma invasão de visitantes do Brasil. O português, antes falado por poucos, agora é reconhecido em todos os cantos da cidade.

Quem chega em Punta del Este --existem voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro-- nem precisa se preocupar em procurar uma casa de câmbio. O real é aceito em qualquer tipo de compra, mas o troco, geralmente, vem em peso uruguaio (R$ 1 vale cerca de 9 pesos).

O boom de brasileiros no balneário uruguaio começou em 2003, impulsionado pelo dólar baixo e pela estabilidade econômica no país.

Efeito Amaury Jr.

O maior hotel do país, o Conrad, conhecido pelo cassino (e também pela divulgação do apresentador Amaury Jr.), é o ponto de encontro favorito dos brasileiros endinheirados.

Em "Punta", como a cidade é carinhosamente chamada, até mesmo os táxis são de luxo: todos da fabricante alemã Mercedes-Benz.

"Alguns de nossos hóspedes vips solicitam traslado em limosine, vinhos especiais, linhas de 'amenities' [produtos de higiene pessoal] sofisticados. Geralmente são clientes de muito bom gosto, que gostam de um atendimento diferenciado, do charme e do conforto oferecidos", diz o gerente de vendas do hotel, Anay Gremaud.

A programação do hotel é definida com base nos feriados brasileiros. O show do sambista Martinho da Vila, por exemplo, mostra que por ali o real tem se mostrado mais forte que o peso argentino.

"Desde que os brasileiros passaram a ocupar lugar de destaque na ocupação do Conrad, a equipe de marketing e vendas do resort busca oferecer programas atraentes e variados o ano inteiro", afirmou a diretora de marketing, Silvina Luna.

Inflação do Réveillon

A invasão de brasileiros transformou a virada de ano, que era apenas um final de semana "comum" no Uruguai, no período mais caro para se hospedar no país.

"Os preços começaram a subir durante o período do Réveillon após a chegada dos brasileiros a Punta. Antes, era apenas mais um final de semana de verão", afirma a gerente de relações públicas Maria Fernandez.

O murmurinho na cidade nessa época do ano é tanto, que diversas revistas e programas de celebridades do Brasil costumam enviar equipes para cobrir festas badaladas organizadas por brasileiros.

Não raro, os convites para entrar em uma festa vip chegam a custar R$ 1.000. "Quem vem para Punta nessa época quer ser visto. As pessoas gostam do status que a cidade proporciona", diz Fernandez.

Aeroporto 'particular'

A 130 km da capital Montevidéu, Punta del Este é um exemplo de planejamento em turismo. Para atrair ainda mais visitantes, foi construído um aeroporto no local. Detalhe: bancado pela iniciativa privada.

Graças a essa facilidade, é grande o número de turistas que procuram a cidade de praia mesmo durante o mês de julho, quando Punta registra temperaturas próximas a 0ºC.

Atração de investimentos

Os investimentos em Punta del Este, principal balneário uruguaio, deverão atingir um recorde em 2013, segundo autoridades de turismo local.

O próprio hotel Conrad teve 45% das ações compradas pelos chilenos da Enjoy, por US$ 139,5 milhões.

O magnata norte-americano Donald Trump também anunciou a construção de uma torre de US$ 100 milhões na cidade. O edifício será construído em uma parceria com a empresa YY Group, da Argentina, e terá 25 andares, com 125 apartamentos, ocupando uma área total de 9.000 metros quadrados.