IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lemann ocupa lugar de Eike Batista como principal empresário do país

Matheus Lombardi

Do UOL, em São Paulo

01/09/2013 06h00

O bilionário Jorge Paulo Lemann, 73, considerado o homem mais rico do Brasil, substituiu Eike Batista como o mais importante empresário do país. Destaque de diversas reportagens positivas nos principais meios de comunicação internacionais, o sócio da cervejaria AB Inbev é o "cara" do momento.

Descendente de uma família suíça, Lemann é dono de empresas conhecidas mundialmente, como a cerveja Budweiser, o Burger King e a Heinz. No Brasil, ele é sócio da Ambev, dona das cervejas Brahma, Skol e Antarctica, por exemplo.

Segundo a revista "Forbes", Jorge Paulo Lemann tem uma fortuna estimada em R$ 38,24 bilhões. Eike aparece na 52ª posição, com fortuna estimada em R$ 2,95 bilhões.

Nesta semana, a revista "Bloomberg Businessweek" publicou um artigo chamando o empresário de "herói da classe empresarial". Lemann é citado como sinônimo de "eficiência impiedosa".

A forma como comanda os negócios, inclusive, já havia feito o diário "Financial Times" compará-lo ao megainvestidor norte-americano Warren Buffett. Os dois são sócios na marca de molhos Heinz, num negócio que foi considerado um dos maiores da história da indústria de alimentos.

Segundo artigo do jornal "The New York Times", feito logo após o empresário anunciar a compra da Heinz, "a participação de Lemann como grande player no cenário mundial de grandes fusões reflete a ascensão do Brasil como grande potência mundial".

Avesso aos holofotes, o empresário não costuma dar entrevistas. Porém, o sucesso de suas empresas tem falado por ele.