Economia brasileira vai crescer mais neste ano que em 2012, diz Mantega
A economia brasileira vai ter um resultado melhor neste ano, segundo o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para ele, o PIB será maior do que o crescimento de 0,9% registrado em 2012.
Em apresentação a investidores em Nova York, Mantega disse que o Brasil está superando a crise internacional e crescendo a um ritmo mais rápido do que no ano passado.
Segundo o ministro, as empresas brasileiras estão se beneficiando de um câmbio mais favorável e da melhora da economia mundial. Com o dólar mais alto, as empresas exportadoras são beneficiadas. Por outro lado, as importadoras sofrem mais.
Para Mantega, o estímulo monetário do banco central dos Estados Unidos foi excessivo e precisa ser retirado de maneira ordenada para evitar afetar a economia global.
Previsão do governo é de crescimento de 2,5%
O governo brasileiro reduziu a previsão de crescimento da economia para este ano, numa visão mais pessimista da capacidade de reação da atividade econômica em meio à piora da confiança dos agentes econômicos.
A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) caiu para 2,5%. Antes eram 3%, de acordo com Relatório de Receitas e Despesas referente ao quarto bimestre divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Planejamento.
A projeção do governo está agora de acordo com a estimativa de economistas ouvidos pelo Banco Central para o relatório Focus, de crescimento de 2,4% neste ano.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.