Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Presidente da Telecom Itália descarta venda da TIM no Brasil

Franco Bernabe, presidente da Telecom Italia (TIM) - Stringer/Reuters
Franco Bernabe, presidente da Telecom Italia (TIM) Imagem: Stringer/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 10h01

O presidente da Telecom Italia, Franco Bernabe, descartou nesta quarta-feira (25) a possibilidade de vender as participações da companhia telefônica italiana no Brasil e na Argentina ao considerar que tal ação representaria uma queda em suas perspectivas de crescimento.

Bernabe fez essa declaração perante uma comissão do Parlamento italiano, onde compareceu para esclarecer o anúncio feito pela operadora espanhola Telefônica, que, por sua vez, visa ampliar sua participação na Telecom Italia para se tornar sócio majoritário da companhia no futuro.

A venda de partes ou de toda a operação da TIM no Brasil (TIMP3) é vista por analistas como uma das soluções possíveis para a redução de uma dívida de aproximadamente 50 bilhões de euros da Telefônica, dona da Vivo.

A posição da Telefônica em direção a Telecom Italia gerou inúmeras especulações tanto no Brasil como na Argentina, já que tal união poderia encontrar problemas em relação às legislações de concorrência.

As duas empresas são concorrentes diretas no país: a Vivo possui 28,7% do mercado de telefonia celular no Brasil e a Tim, 27,2%.

O governo brasileiro não vê com bons olhos a união das duas empresas. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a multinacional espanhola Telefónica não poderá ter o controle no país das operadoras de telefonia celular Vivo e TIM.

(Com Efe)