Topo

Natura é a marca mais valiosa da A. Latina em ranking dominado pelo Brasil

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 13h06

A brasileira Natura é a marca mais valiosa da América Latina, mostra estudo da consultoria Interbrand. Segundo o ranking Best Retail Brands, que listou as 20 maiores empresas da região, a empresa está avaliada em US$ 3,156 bilhões, na primeira colocação.

O Brasil domina o ranking com dez empresas, o que representa metade da lista completa.

As outras empresas brasileiras que aparecem no ranking são Casas Bahia (6ª posição do ranking), Renner (9ª), Lojas Americanas (10ª), Extra (12ª), Hering (13ª), Havaianas (17ª), Pão de Açúcar (18ª), Ponto Frio (19ª) e Arezzo (20ª).

"A indústria do varejo tem visto mudanças relevantes pelo aumento do consumo da crescente classe média. Apesar do cenário econômico incerto, da desvalorização cambial e de um cenário político e social instável, as marcas de varejo da América Latina se mantiveram relevantes", disse, em nota, André Matias, diretor da Interbrand Brasil.

As 20 marcas mais valiosas da América Latina

  • Natura (Brasil, cosméticos)

    US$ 3,156 bilhões

  • Oxxo (México, loja de conveniência)

    US$ 2,615 bilhões

  • Bodega Aurrera (México, supermercado)

    US$ 1,016 bilhão

  • Falabella (Chile, loja de departamento)

    US$ 547 milhões

  • Liverpool (México, loja de departamento)

    US$ 485 milhões

  • Casas Bahia (Brasil, móveis e eletrodomésticos)

    US$ 420 milhões

  • Sodimac (Chile, reforma e construção)

    US$ 381 milhões

  • Elektra (México, eletrônicos)

    US$ 366 milhões

  • Renner (Brasil, moda)

    US$ 357 milhões

  • Lojas Americanas (Brasil, loja de departamento)

    US$ 320 milhões

  • Superama (México, supermercado)

    US$ 319 milhões

  • Extra (Brasil, supermercado)

    US$ 263 milhões

  • Hering (Brasil, moda)

    US$ 261 milhões

  • Éxito (Colômbia, supermercado)

    US$ 246 milhões

  • Suburbia (México, moda)

    US$ 173 milhões

  • Tottus (Chile, supermercado)

    US$ 160 milhões

  • Havaianas (Brasil, moda)

    US$ 159 milhões

  • Pão de Açúcar (Brasil, supermercado)

    US$ 147 milhões

  • Ponto Frio (Brasil, eletrônicos)

    US$ 147 milhões

  • Arezzo (Brasil, moda)

    US$ 124 milhões

O estudo também mostra quais são as marcas mais valiosas em outras regiões do mundo.

Na Europa, o topo do ranking é da loja de moda H&M, avaliada em US$ 18,168 bilhões. O supermercado Walmart é a marca mais valiosa da América do Norte (US$ 131,877 bilhões). No bloco Ásia-Pacífico, a liderança é do supermercado Woolworths (US$ 4,948 bilhões).

Mais Economia