Eike vai transferir fatia de 10,52% de mineradora para fundo de Abu Dhabi
O empresário Eike Batista assinou acordo para transferir uma participação de 10,52% das ações da companhia MMX (MMXM3, MMXM11) para a Mubadala, fundo estatal de Abu Dhabi. A informação foi divulgada pela mineradora nesta segunda-feira (4), em comunicado ao mercado.
A transferência faz parte da reestruturação do investimento do fundo árabe no grupo EBX, de Eike Batista, que enfrenta uma série crise financeira e de confiança.
Com a transferência, Eike deve perder controle absoluto da companhia, com redução de sua participação dos quais 59,3% para pouco menos de 49%.
Segundo a MMX, a participação equivale a 17.065.162 ações ordinárias (que dão direito a voto). Os papéis da companhia encerraram esta segunda-feira cotados a R$ 1,43.
A expectativa é que a transferência das ações seja concluída ainda no terceiro trimestre, informou a MMX. S
Atualmente, o Mubadala concentra os investimentos soberanos de Abu Dhabi, um dos emirados que formam os Emirados Árabes Unidos -junto com outros seis, dos quais o mais famoso é Dubai. O emirado do Mubadala, porém, representa mais de 50% do país, e é considerado o mais rico. Nesse contexto, o Mubadala surgiu em 2002, como forma de diversificar a economia do emirado.
O Mubadala já é sócio da MMX no projeto do Porto do Sudeste. O controle do projeto, o mais promissor da companhia, foi vendido para um consórcio formado pelo fundo árabe e a operadora de portos holandesa Trafigura, por US$ 400 milhões, em meados do ano passado. A MMX ficou com 35% do empreendimento.
(Com agências de notícias)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.