Governo suspende a venda de 123 planos de saúde de 28 operadoras
As vendas de 123 planos de saúde de 28 operadoras serão suspensas a partir do próximo sábado (16). Isso significa que temporariamente eles não poderão ter novos clientes, mas o atendimento aos atuais continua normal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo a ANS, a suspensão foi determinada porque as empresas não respeitaram os prazos máximos de atendimento aos clientes e negaram, indevidamente, algumas coberturas.
O objetivo da medida é impedir novas contratações e, ao mesmo tempo, garantir o atendimento aos cerca de 1 milhão de consumidores que já possuem contratos dos planos suspensos.
Correção
As empresas Unimed Paulistana e a Viva Planos de Saúde foram as que tiveram as maiores quantidades de planos suspensos. A Unimed Paulistana está proibida de vender 35 planos. No caso da Viva, a comercialização de 13 planos está suspensa.
Em nota, a Unimed Paulistana diz que está "no caminho" para atender a todas as exigências da agência e acredita que, em breve, a comercialização de todos os planos será liberada. "Estamos em constante processo de readequação de procedimentos internos para dar mais agilidade às demandas dos clientes", diz o comunicado.
O UOL não conseguiu, até a publicação desta reportagem, contato com a Viva.
A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) diz, também por meio de nota, que as reclamações sobre o setor representam menos de 0,0047% do total de procedimentos e questiona a metodologia usada pela ANS para fazer as suspensões.
"O setor considera importante o estabelecimento de prazos máximos de atendimento, mas entende que a metodologia de avaliação deve ser aperfeiçoada conforme sugestão já apresentada à ANS por todas as entidades nacionais representantes das operadoras de planos de saúde", diz a nota.
A lista com todos os planos suspensos pode ser acessada no site da ANS (http://zip.net/bdpjnd).Veja empresas que tiveram a venda de planos suspensa
Allianz Saúde
Assimédica Sistema de Saúde
Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas
Biovida Saúde
Caixa Seguradora Especializada em Saúde
Casa de Saúde São Bernardo
Centro Trasmontano de São Paulo
Conmed São Luís - Convênios Médicos de Saúde Suplementar
Coopus - Cooperativa de Usuários do Sistema de Saúde de Campinas
Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda
Green Line Sistema de Saúde
Minas Center Med
Nossa Saúde - Operadora Planos Privados de Assistência à Saúde
Plamed Plano de Assistência Médica
Plano Hospital Samaritano
Promed Assistência Médica
Santo André Planos de Assistência Médica
Saúde Medicol
Seisa Serviços Integrados de Saúde
Sosaude Assistência Médico Hospitalar
Terramar Administradora de Plano de Saúde
União Hospitalar Operadora de Planos de Saúde
União Médica - Cooperativa de Trabalho Médico de Feira de Santana
Unimed Araruama
Unimed Maceió
Unimed Paulistana
Unimed Sergipe
Viva Planos de Saúde
Venda de 104 planos poderá ser retomada
Ao mesmo tempo em que determinou a suspensão da venda de alguns planos, a ANS autorizou a retomada, também a partir do próximo sábado, da comercialização de 104 planos de 34 operadoras. A lista completa também pode ser consultada no site da agência (http://zip.net/btpjdk).
Esses planos tinham sido alvo de suspensão anterior, mas, segundo a agência, as operadoras conseguiram comprovar melhoria no atendimento nos últimos três meses.
A ANS vem anunciando proibições de vendas de planos desde o final de 2011. Desde o início das ações, 991 planos de 141 operadoras já tiveram as vendas suspensas.
A medida é aplicada com base nas reclamações recebidas nos canais de relacionamento da agência por telefone (0800 701 96560), pela internet (http://zip.net/bfphTX) e pessoalmente em 12 núcleos de atendimento existentes nas cinco regiões do país.
"Monitoramos de forma permanente as reclamações dos consumidores junto aos canais de relacionamento da ANS. Com a mediação de conflitos, estamos induzindo as operadoras a solucionar os problemas de forma ágil. Portanto, é fundamental que os consumidores relatem à agência as dificuldades que não tiverem sido solucionadas por suas operadoras", diz, em nota, o diretor-presidente da ANS, André Longo.