Redução de IPI para carros termina e imposto fica maior a partir do dia 1º
A partir desta quinta-feira (1º), quem comprar carro vai pagar uma alíquota maior de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A redução do imposto, iniciada em 2012, não foi prorrogada pelo governo e termina nesta quarta-feira (31).
Para carros populares, com motor 1.0, a alíquota passa de 3% para 7%, que é o valor original. Para automóveis com potência superior, o imposto passará de 9% para 11% , no caso de carros flex, e de 9% para 13% para modelos movidos a gasolina.
Desde 2012, o governo renovou diversas vezes a redução do tributo, sob a condição de o setor automotivo não demitir e não cortar investimentos.
Em novembro, a presidente Dilma não aprovou a prorrogação devido à nova linha econômica adotada pelo governo, com o objetivo de equilibrar as contas públicas.
Segundo a Receita Federal, até o fim de 2014 o governo deixou de arrecadar R$ 11,5 bilhões com essa política.
Outros produtos que foram beneficiados com a redução do IPI vão manter o desconto. O imposto zero para materiais de construção se tornou lei e a alíquota cobrada por eletrodomésticos será discutida em 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.