Produção industrial cai 0,7% em novembro e 5,8% em um ano, segundo IBGE
A produção industrial no Brasil voltou a cair em novembro, registrando baixa de 0,7% na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o pior dado desde junho, quando houve queda de 1,7%.
Na comparação com novembro de 2013, a queda foi de 5,8%. É a nona taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais forte desde junho do ano passado (-6,9%).
No acumulado do ano até novembro, o setor teve baixa de 3,2%. Em 12 meses, caiu também 3,2% --manteve a trajetória de queda iniciada em março de 2014 (2%) e representou o maior resultado negativo desde janeiro de 2010 (4,8%).
Os dados de outubro foram revisados para mostrar leve alta de 0,1%; os de setembro também foram ajustados, para queda de 0,3%.
"A produção da indústria vem caindo desde 2011, e se a gente olhar para frente tem vários setores que vão ajustar ainda mais sua produção em função de estoques altos, demanda menor e benefícios do governo menores", disse Gustav Gorski, economista-chefe da Quantitas, à agência de notícias Reuters.
(Com Agência Brasil, Reuters e Valor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.