Coca-Cola celebra 100 anos de garrafa com exposição, livro e Marilyn Monroe
A garrafa de vidro da Coca-Cola, ícone da marca, completa 100 anos em 2015. Para comemorar a data, a empresa vai promover uma série de ações pelo mundo.
Entre elas, estão exposições, o lançamento de um livro e propagandas estreladas por celebridades como Marilyn Monroe.
Desde o lançamento do refrigerante, alguns modelos de garrafas foram usados pela Coca-Cola. Mas foi a embalagem criada pela empresa Root Glass, colocada no mercado em novembro de 1915, que acabou fazendo parte da história da marca.
"Desde sua criação, ela já atingiu o status de ícone, e continua sendo um importante ativo de nossa empresa até hoje", disse, em nota, Marcos de Quinto, diretor-executivo de marketing da Coca-Cola Company.
Exposição sobre a garrafa virá ao Brasil
O centenário da garrafa será comemorado com a exposição "The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100" ("A Garrafa de Coca-Cola: um Ícone Americano aos 100"), que ficará em cartaz no High Museum of Art, em Atlanta (EUA) entre os dias 28 de fevereiro a 4 de outubro.
Pela primeira vez, duas pinturas originais da garrafa de Coca-Cola feitas por Andy Warhol serão exibidas, ao lado de mais de 100 trabalhos artísticos e fotografias da embalagem. A exposição incluirá também protótipos e croquis originais da garrafa.
Além da exposição fixa, uma mostra de arte itinerante, com trabalhos artísticos que têm como tema a garrafa, vai passar por 15 países ao longo do ano.
O Brasil está entre eles. Por aqui, a exposição será realizada a partir de 1º de junho. As cidades por onde a mostra vai passar ainda não foram definidas.
Anúncios com celebridades americanas
Uma série de campanhas publicitárias foi preparada especialmente para a comemoração. A atriz Marilyn Monroe e os cantores Elvis Presley e Ray Charles são as estrelas de anúncios que serão veiculados ao longo de 2015 na internet e em mobiliário urbano, como pontos de ônibus.
Nas imagens, eles aparecem bebendo Coca-Cola, ou sendo "beijados" pela garrafa, como dizem os anúncios.
A empresa também vai divulgar, ao longo de 2015, 14 anúncios feitos para a televisão. Um deles, criado pela Ogilvy & Mather Paris, conta a história da criação da garrafa.
As comemorações incluem, ainda, a veiculação de uma música feita especialmente para o aniversário. "Nobody Like You" foi composta pelo cantor e compositor canadense Francesco Yates e estreou nesta quinta-feira (26) nas rádios americanas.
A letra conta uma história de amor tradicional e é uma ode ao formato arredondado da embalagem. A música será ouvida também em anúncios da Coca-Cola na televisão ao longo de 2015.
Livro vai contar história da embalagem
Em parceria com a editora francesa Assouline, a Coca-Cola também vai lançar um livro, com edição limitada, sobre a história da embalagem do refrigerante. A publicação será lançada em março.
A empresa criou, ainda, o aplicativo Story of the Coca-Cola Bottle (História da Garrafa de Coca-Cola), disponível gratuitamente para Apple e Android.
O aplicativo mostra os arquivos da Coca-Cola dentro da sede da empresa em Atlanta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.