Videogame paga 72% de imposto; veja quanto é cobrado em outros produtos
Os presentes tipicamente pedidos no Dia das Crianças têm uma grande parte do seu preço formada por impostos. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
A pesquisa considera a cobrança de tributos como PIS/Cofins, ICMS, IPI e Imposto de Importação, entre outros. Os impostos são estaduais e federais.
Segundo o estudo, no valor cobrado por um console de videogame, 72,18% são impostos. É o mesmo percentual presente nos jogos em si.
No caso dos tênis, o índice varia de 44% (nos modelos nacionais) a 58,59% (importados).
O estudo do IBPT mostra ainda a carga tributária de outros itens que fazem parte da lista de desejos das crianças, como patins (52,78%), bicicleta (45,93%), brinquedos (39,70%) e roupas (34,67%).
"Entre os produtos mais consumidos nesta época, predominam os itens importados, eletrônicos ou aqueles que passam por um processo de industrialização, elevando ainda mais os encargos tributários", diz o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.