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Outlets prometem descontos de até 80%; veja dicas e se vale a pena

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2015 06h00

Os outlets nacionais anunciam descontos de até 80%. Encontrar boas promoções nesses centros comerciais, no entanto, geralmente requer tempo e paciência.

A marca que se instala no outlet precisa, geralmente, assinar um contrato em que se compromete a vender produtos mais baratos.

Os lojistas do Outlet Premium São Paulo, em Itupeva (SP), por exemplo, precisam oferecer descontos de pelo menos 30%. A empresa diz que, na prática, as ofertas chegam a 80%.

No Catarina Fashion, em São Roque (SP), os contratos das lojas nacionais costumam estipular que pelo menos 70% dos produtos sejam vendidos com no mínimo 30% de desconto. Para as marcas internacionais, o percentual mínimo costuma ser de 20%.

Nos dois outlets, há casos especiais, negociados loja a loja, em que os percentuais podem ser diferentes.

As administradoras dos dois empreendimentos afirmam que realizam auditorias para conferir se os contratos estão sendo cumpridos. Isso é feito comparando-se os preços cobrados nos outlets com aqueles das lojas tradicionais das mesmas marcas.

Encontrar boas oportunidades de compra nem sempre é fácil. A reportagem visitou o Outlet Premium São Paulo e o Catarina Fashion Outlet e reuniu algumas impressões e dicas. Confira abaixo (os preços citados foram apurados nos dias 14 de outubro no Catarina e 16 de outubro no Premium).

Buscando produtos

Algumas marcas montaram nos outlets lojas semelhantes às que mantêm em shopping centers, com produtos bem dispostos nas prateleiras e divididos por setores. Outras, no entanto, montaram lojas mais simples, em que o cliente precisa passar algum tempo até encontrar o que procura.

Em lojas multimarcas, como as da Marisol no Outlet Premium e no Catarina (que vende, além da marca de mesmo nome, Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre e Mineral), e da Estoque (Le Lis Blanc, Le Lis Casa, Le Lis Petit, Noir Le Lis, Bo.Bô e John John), no Catarina (foto), há muitos produtos à venda e nem sempre há separação por marcas, o que pode dificultar a busca.

Algumas pechinchas

Percorrendo as lojas dos outlets, é possível encontrar algumas pechinchas, como sabonetes L'Occitane au Brésil de R$ 11 por R$ 7 (loja L'Occitane do Outlet Premium) e calcinhas Any Any por R$ 12,50 (kit com quatro unidades por R$ 50, na loja do Catarina).

Mas não espere encontrar muitos produtos a preços próximos de R$ 10. Existem algumas ofertas pontuais de valores muito baixos, mas não são a maioria.

Muito luxo

Não é porque é um outlet que você não vai encontrar produtos por preços bem altos. Há muitas lojas de grife, como Armani (foto), Ermenegildo Zegna e Guess, no Catarina; e Calvin Klein, Ricardo Almeida e Victor Hugo, no Outlet Premium.

Nessas lojas, facilmente se encontram vestidos e bolsas por mais de R$ 1.000. Apesar disso, esses produtos geralmente são mais baratos nos outlets do que nas lojas que essas mesmas marcas mantêm em shopping centers tradicionais.

Outlets nacionais x outlets estrangeiros

Quem está habituado a fazer compras em outlets fora do país tende a achar que vai encontrar, nos brasileiros, preços semelhantes aos cobrados lá fora. Não é bem assim. Mesmo com descontos, produtos de marcas estrangeiras costumam ser vendidos por preços maiores no Brasil por causa de outros fatores, como impostos, transporte e margens de lucro maiores.

Troca de produtos

Nem todas as lojas de outlet trocam os produtos por desistência do consumidor, o que pode ser um problema se a ideia for comprar um presente. A Puket, por exemplo, exibe na loja do Outlet Premium São Paulo o aviso de que não faz trocas; a Tip Top do Catarina Fashion Outlet, também. A troca só é obrigatória se houver um defeito não informado pela loja.

Promoções também fora dos outlets
Prateleira de promoção na loja Forever 21 do Outlet Premium São Paulo - Aiana Freitas/UOL - Aiana Freitas/UOL
Imagem: Aiana Freitas/UOL

Antes de viajar até um outlet, convém verificar se as lojas que você quer visitar estão fazendo promoções em locais mais próximos, em shopping centers tradicionais. O varejo costuma promover liquidações no meio e no começo do ano, e essas promoções podem ser interessantes e fazer a ida ao outlet se tornar menos atraente.

A Forever 21, por exemplo, tem preços interessantes no Outlet Premium. Mas alguns produtos, como calças jeans (foto acima), leggings e blusas de alça estavam em promoção, e com o mesmo preço, tanto na loja do outlet como na unidade do Shopping Vila Olímpia, na zona oeste de São Paulo.

Preços nem sempre claros

No Outlet Catarina, algumas lojas não colocam na vitrine o preço dos produtos, o que obriga o consumidor a entrar para ver se encontra alguma coisa interessante.

Etiquetas com preço normal e preço de outlet (no estilo “de/por”) são importantes para os consumidores saberem se o produto vendido está mesmo com desconto. Mas nem todas as lojas do Catarina e do Outlet Premium (foto) exibem os preços dessa forma.

Coleções antigas e produtos reembalados

Os produtos vendidos nos outlets costumam ter algumas particularidades que precisam ser levadas em conta por quem vai até esses locais. Eles geralmente pertencem a coleções passadas que encalharam nas lojas tradicionais. Isso pode representar dificuldade para achar algumas cores e tamanhos.

Lojas como a Polishop, presente tanto no outlet Catarina como no Premium, têm eletrônicos que foram vendidos pela internet e devolvidos pelos clientes. Esses produtos são recolocados à venda por preços mais em conta, muitas vezes sem a caixa original, por exemplo, ainda que funcionem normalmente.

Peças específicas para outlets

Algumas marcas já têm produções específicas para outlets. A Nike, por exemplo, tem produtos desenvolvidos para as Nike Factory Stores (na foto acima, a unidade do Catarina Fashion). As peças são mais básicas, mas, segundo a Nike, "têm o mesmo padrão de qualidade de acabamento e matéria-prima" da marca.

A marca nacional de moda jovem TNG também possui linha de produto específica.

Na ponta do lápis

Os outlets estão localizados em cidades de interior, e quem mora nas capitais precisa fazer uma pequena viagem até eles, gastando com pedágio e gasolina. Assim, se a ideia for comprar apenas um ou outro produto, a viagem pode não compensar financeiramente.

Por outro lado, se o objetivo é fazer compras em maior quantidade, o gasto da viagem pode acabar compensando.