Bolsas

Câmbio

Anúncio que mostra ex-mulheres lindas é acusado de machista; veja e opine

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Uma nova campanha da marca de cosméticos O Boticário está causando polêmica nas redes sociais. Enquanto parte dos consumidores diz ter se identificado com a propaganda, outros reclamam de machismo.

  • 48952
  • true
  • http://economia.uol.com.br/enquetes/2016/01/08/o-que-pode-levar-ao-fim-de-um-casamento.js

A empresa diz que a ideia da propaganda é valorizar "a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida"

Rotina derruba atração

O filme, intitulado "A linda ex", mostra depoimentos de três casais que estão se separando. Segundo a marca, os casais são reais.

"Com a rotina, acaba ficando comum você estar do lado daquela pessoa. Então, deixa de ser atrativo", diz um dos homens sobre o casamento. "A gente se acostuma com as coisas. A gente se acostuma com o anel, a gente se acostuma com o carro, a gente se acostuma com uma pessoa que está do lado", fala outro.

Uma das mulheres conta que percebeu como a forma como o marido olhava para ela mudou ao longo do tempo. "Antes ele olhava, o olho brilhava. Ele ria com os olhos. Depois, no finalzinho, já não queria mais ver nada", diz.

"Acontece de parar de olhar. Você deixa de olhar", afirma, ainda, o outro marido supostamente entrevistado.

Assinando o divórcio

Depois dos depoimentos, o comercial mostra as mulheres sendo maquiadas por produtos da marca O Boticário e mais tarde chegando, arrumadas, a um escritório para assinar os papéis do divórcio.

Nos três casos mostrados, os homens se mostram surpresos ae verem as ex-mulheres produzidas e lançam olhares de admiração a elas. "Tudo pode acabar. Menos a sua autoconfiança" é a frase final estampada no comercial.

A propaganda já foi exibida em alguns canais de TV e também foi publicada pela empresa em sua página no Facebook e no YouTube.

"Campanha maravilhosa"

Nas redes sociais, a receptividade tem sido diversa: há quem elogie a campanha e há quem acuse o filme de machismo.

"Pela cara dos ex-maridos, eles se arrependeram de se separar e viram as mulheres incríveis que eles tinham e perderam", disse uma internauta no YouTube.

"Incrível! Parabéns, Boticário, mais uma campanha maravilhosa! Em muitos momentos, refletimos por fora o que está dentro de nós. Resgatar a confiança é o primeiro passo para se enfrentar as adversidades da vida", escreveu outra.

Muitas mulheres comentam que se identificam com as situações mostradas na campanha. "Maravilhoso. Vale a pena assistir várias vezes. A revanche. Ficaram com cara de bobos! Senti na pele e, de verdade, me senti vingada. Obrigada, O Boticário, por essa sensação."

"Medíocre e mesquinho"

Mas há, também, críticas duras ao filme. "Miúdo, medíocre, mesquinho. Não tenho palavras para definir o comercial do Boticário! Joga toda a culpa do fim das relações nas costas da mulher. Segundo o comercial, se a mulher se embelezar, o marido não perde o interesse, e ela ganha de presente a continuação do casamentão! O Boticário provou não entender de mulher. Entende de marido machista", escreveu uma internauta no YouTube.

"Deveria ser motivo de vergonha para uma empresa como O Boticário veicular uma peça machista como essa", disse um homem.

Uma internauta diz que vai parar de comprar produtos da marca. "Não vou gastar dinheiro com produtos de uma indústria que coloca a culpa de um relacionamento mal sucedido em mim, ressaltando que eu que deveria me cuidar e retirando do homem a sua responsabilidade também em alimentar um relacionamento com carinho e igualdade!"

Enquete na internet

Diante da polêmica, dias depois da publicação do vídeo, a empresa postou, no Facebook, uma enquete para ser respondida pelos usuários.

"O Boticário acredita na beleza e no poder transformador que ela tem. Por isso, fizemos uma campanha para você confiar ainda mais na sua beleza. Clique no link e conte o que você achou da nossa última campanha", diz o texto que dá acesso à pesquisa.

Em nota, a empresa diz que a proposta da propaganda "é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras, confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida". 

Casais gays

No ano passado, outro comercial da marca, criado para o Dia dos Namorados, também causou polêmica. A propaganda mostrava vários casais comemorando a data, entre eles, casais gays.

Consumidores que se sentiram ofendidos ameaçaram boicotar a marca e levaram queixas ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O caso, porém, acabou arquivado pelo órgão, e ainda virou meme nas redes sociais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos