Bolsas

Câmbio

Dilma diz que Previdência preocupa mais o governo do que impeachment

Da Agência Brasil

  • Ichiro Guerra/PR

    Ao lado do ministro Edinho Silva (à dir.), presidente Dilma Rousseff participa de café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto

    Ao lado do ministro Edinho Silva (à dir.), presidente Dilma Rousseff participa de café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (15) que a situação da Previdência é o assunto que mais preocupa o governo neste momento.

Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, ela destacou que a reforma da Previdência deve ser estudada de forma técnica e política. Participaram do encontro correspondentes estrangeiros e dos veículos online.

"Acho que a questão mais importante para o país é a Previdência. Isso não quer dizer que tentativas golpistas não sejam importantes", disse ao ser perguntada sobre qual assunto é mais urgente para sua gestão: a Previdência ou os pedidos de impeachment.

"O impeachment tem uma repercussão política, o que significa [pôr em xeque] a estabilidade democrática do país", completou.

Segundo ela, há duas alternativas para lidar com o rombo da Previdência: o aumento a idade mínima para aposentadoria e a continuidade da fórmula 85/95 (soma do tempo de contribuição e idade até atingir 85, para as mulheres, e 95 para os homens).

Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos