Bolsas

Câmbio

Ganho dos bancos com juros cai no mês, mas sobe em um ano, mostra BC

Do UOL, em São Paulo

Em dezembro, os bancos informaram ao Banco Central que cobraram, em média, juros de 37,9% ao ano para emprestar dinheiro aos consumidores, e pagaram 11,3% ao ano pelo dinheiro investido pelos clientes.

Assim, o ganho dos bancos medido pelo "spread" (diferença entre a taxa de juro que o banco paga pelo dinheiro e a que ele cobra) foi de 26,6 pontos percentuais.

O valor caiu em relação a novembro (27,4 p.p.), mas subiu em relação ao registrado em dezembro de 2014 (21,5 p.p.).

Para empresas, o juro médio cobrado pelos empréstimos foi de 20,9% ao ano, e o juro pago pelo banco por investimentos dessas empresas foi de 11% ao ano. O ganho do banco, neste caso, foi de 9,9 pontos percentuais --menor do que em novembro, quando tinha sido de 10,5 p.p., mas maior que em dezembro de 2014 (8 p.p.).

Juntando consumidores e empresas, a taxa média dos juros cobrados pelos bancos foi de 29,8% ao ano; a taxa média dos juros pagos pelo banco pelo dinheiro investido foi de 11,1%.

Portanto, em média, os bancos tiveram ganhos de 18,7 pontos percentuais sobre as quantias movimentadas em empréstimos em dezembro. O valor caiu em relação a novembro (19,4 p.p.), mas subiu na comparação com dezembro de 2014 (14,9 p.p.).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos