Ganho dos bancos com juros cai no mês, mas sobe em um ano, mostra BC
Em dezembro, os bancos informaram ao Banco Central que cobraram, em média, juros de 37,9% ao ano para emprestar dinheiro aos consumidores, e pagaram 11,3% ao ano pelo dinheiro investido pelos clientes.
Assim, o ganho dos bancos medido pelo "spread" (diferença entre a taxa de juro que o banco paga pelo dinheiro e a que ele cobra) foi de 26,6 pontos percentuais.
O valor caiu em relação a novembro (27,4 p.p.), mas subiu em relação ao registrado em dezembro de 2014 (21,5 p.p.).
Para empresas, o juro médio cobrado pelos empréstimos foi de 20,9% ao ano, e o juro pago pelo banco por investimentos dessas empresas foi de 11% ao ano. O ganho do banco, neste caso, foi de 9,9 pontos percentuais --menor do que em novembro, quando tinha sido de 10,5 p.p., mas maior que em dezembro de 2014 (8 p.p.).
Juntando consumidores e empresas, a taxa média dos juros cobrados pelos bancos foi de 29,8% ao ano; a taxa média dos juros pagos pelo banco pelo dinheiro investido foi de 11,1%.
Portanto, em média, os bancos tiveram ganhos de 18,7 pontos percentuais sobre as quantias movimentadas em empréstimos em dezembro. O valor caiu em relação a novembro (19,4 p.p.), mas subiu na comparação com dezembro de 2014 (14,9 p.p.).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.