"Num primeiro momento, imposto não sobe; só em último caso", diz Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que "num primeiro momento, não estamos contemplando aumento de impostos". Ele falou que só aconteceria em "último caso".
A declaração foi feita em entrevista coletiva nesta terça-feira (24).
O que ele disse é que deve ocorrer corte de isenções de impostos. "Poderá haver diminuição de subsídios, e também não criaremos novos." Sobre mais impostos, ele voltou a dizer que podem subir no futuro, se necessário.
"Em último caso, pode-se temporariamente estabelecer algum imposto, se for necessário, à frente. Mas temos dito que a carga tributária brasileira hoje já está num nível elevado. É importante não sobrecarregar mais a sociedade brasileira."
A entrevista de Meirelles aconteceu após o anúncio de medidas feito pelo presidente interino, Michel Temer. Mais cedo, Temer, sugeriu uma emenda à Constituição para limitar os gastos públicos e acabar com o Fundo Soberano, espécie de poupança criada para usar em períodos de crise.
Impostos
Em seu primeiro pronunciamento e entrevista coletiva no cargo, no dia 13, o ministro havia dito que a meta do governo é diminuir impostos, mas agora pode ser preciso criar mais um.
"O Brasil tem muitos impostos. A meta é diminuir o nível de tributação da sociedade. Dito isso, a prioridade hoje é diminuir a dívida pública. Se houver necessidade de um tributo, ele será aplicado, mas temporário", afirmou Meirelles na entrevista do dia 13.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.