Bolsas

Câmbio

Geração de energia eólica salta em 4 anos, mas ainda é apenas 2% do total

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

  • Fabrizio Bensch/Reuters

A produção de energia eólica (gerada pelo vento) no Brasil aumentou mais de cinco vezes entre 2010 e 2014: passou de 2.177 GWh (gigawatt-hora) para 12.210 GWh por ano, numa alta de 460,86%. Porém, apesar desse expressivo crescimento, esse tipo de energia ainda representa muito pouco em relação ao total de energia gerada no país: apenas 2,1%.

O domínio continua sendo das hidrelétricas, que geraram 63,2% da energia produzida no Brasil em 2014. Em seguida, aparecem as usinas térmicas, responsáveis por 34,7% do total gerado naquele ano.

As informações fazem parte do estudo Redes e Fluxos do Território - Logística de Energia 2015, publicado nesta quinta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Os dados são relativos a 2014, mas só foram divulgados agora. 

Nordeste domina energia eólica

Os Estados do Nordeste se destacam na geração de energia eólica, respondendo por 76% da produção nacional. 

O Rio Grande do Norte é o principal gerador, seguido pelo Ceará, pelo Rio Grande do Sul e pela Bahia.

Fontes renováveis passarão hidrelétricas

Outro estudo recente calcula que a produção das usinas eólica e solar deve superar a das hidrelétricas no Brasil em 25 anos. 

A pesquisa, feita pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), afirma que o país deverá ter 43% de sua energia gerada a partir de placas solares ou dos ventos em 2040. Por outro lado, as hidrelétricas terão sua participação diminuída para 29% do total.

Outra previsão otimista é que o Brasil viverá uma revolução na energia solar a partir de 2020: o número de imóveis com placas solares no telhado deverá saltar de 3.500 atualmente para 9,5 milhões até 2040. 

Expansão do setor eólico pode gerar 50 mil empregos neste ano

Receba notícias do UOL Economia pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 97258-8073 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos