Homens vão mais vezes ao shopping, mas mulheres passam mais tempo lá
Os homens vão mais vezes ao shopping do que as mulheres, de acordo com uma pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) em parceria com a empresa de pesquisa alemã Gfk. Em média, os homens vão ao shopping oito vezes por mês, enquanto as mulheres vão sete.
Embora a frequência de visitas seja maior entre os homens, as mulheres são maioria nos shoppings. Elas representam 59% dos frequentadores. Elas também passam mais tempo nos centros de compras: em média 80 minutos, contra os 71 minutos registrados pelos homens.
O estudo foi feito por meio de entrevistas com frequentadores na saída dos shoppings. Foram realizadas 3.327 entrevistas entre 9 e 12 de março deste ano.
Elas foram feitas nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte BH), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Classe A gasta mais tempo
Os visitantes de classe A vão mais vezes ao shopping e passam mais tempo lá do que a média. Eles vão cerca de nove dias ao mês e passam 80 minutos nos centros de compras.
A pesquisa também mostra que mais da metade dos frequentadores (63%) vai ao shopping semanalmente, e o tempo de permanência média é de 76 minutos.
Mulheres de classe A, com idade entre 16 e 19 anos, são as que passam mais tempo no shopping.
Presença de jovens aumenta
O número de jovens que vão ao shopping aumentou. A presença de frequentadores com idade abaixo de 19 anos saltou de 10%, em 2012, para 18%, em 2016.
Em sua maioria, esse público vai ao shopping acompanhado (76%) e costuma permanecer mais tempo no local do que visitantes de outras faixas etárias (81 minutos, em média).
Os solteiros também estão ainda mais presentes nos shoppings e representam 63% dos frequentadores, contra 49% registrado em 2012.
O estudo revelou, ainda, que o shopping continua sendo opção para famílias, amigos e casais, já que 60% dos visitantes vão aos centros de compras acompanhados.
“Tal comportamento está alinhado à tendência de os shoppings serem vistos, cada vez mais, como espaços de lazer, núcleos de convivência aonde as pessoas vão para passear e se divertir, não só para fazer compras”, afirma Adriana Colloca, superintendente da Abrasce.
Motivos de ir ao shopping
Segundo 45% dos entrevistados, a principal motivação para a visita continua sendo fazer compras. Na sequência, estão opções como ir a lanchonetes, restaurantes ou cafés (19%), ver vitrines/passear (18%) e utilizar serviços (15%).
Entre os serviços mais buscados em shoppings, estão os que permitem algum tipo de transação bancária (caixa eletrônico, lotérica, agência bancária).
O levantamento aponta, também, que a maioria dos frequentadores vai ao shopping com um objetivo em mente. O estudo indicou que 72% das pessoas foram em busca de uma loja específica. Além disso, a maioria dos consumidores (59%) que vai às lojas realiza uma compra.
Cinema se destaca
Apesar de ser o principal motivo, as pessoas não vão ao shopping só para comprar. O lazer é um segmento que continua apresentando grande destaque. O hábito de ir ao cinema, por exemplo, vem crescendo ao longo dos anos, com salto de 79%, em 2012, para 88%, em 2016.
O percentual de visitantes que tem como principal objetivo a ida ao cinema também quase dobrou em relação a 2012, representando hoje 7% do público, contra 4% em 2012.
Esse costume continua muito ligado à alimentação: o percentual de pessoas que foi ao cinema e também consumiu alimentos no shopping apresentou alta de 74%, em 2012, para 86%, em 2016.
Gastos aumentaram
Os consumidores estão gastando mais. Entre 2012 e 2016, o gasto médio por cliente apresentou elevação de 24%, correspondendo hoje a R$ 243,82.
“Dados como esse atestam a força dos centros de compras, mesmo em momentos desafiadores. Resilientes, os shoppings são modelos de negócio que se destacam pelo diversificado mix de lojas e oferta variada de serviços, conveniência, lazer e entretenimento”, diz Adriana.
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