IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumidor deve perceber redução na conta de luz neste mês, diz Eletropaulo

Do UOL, em São Paulo

04/08/2016 20h17

Os moradores de São Paulo e região metropolitana devem começar a notar que a conta de luz baixou a partir deste mês, segundo a AES Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica na região. 

A empresa atende 6,9 milhões de casas e empresas.

Desde 4 de julho, a conta de luz na capital paulista e em outras 23 cidades da região metropolitana teve uma redução de 7,3% para casas e comércios. Para as indústrias e grandes consumidores, a queda foi de 9,74%.

No entanto, como a data de fechamento da conta varia de cliente para cliente, muitos não sentiram os efeitos da redução no mês passado, de acordo com a distribuidora de energia.

A mudança faz parte da revisão tarifária, feita anualmente pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Bandeira verde: sem taxa adicional

Além dessa redução, a bandeira tarifária continua verde em agosto. Isso significa que não será cobrada taxa extra em todo país, o que também barateia a conta para o consumidor.

Em janeiro de 2015, as contas passaram a ter uma cobrança extra, chamada de bandeira vermelha, para compensar gastos mais altos para gerar energia.

A taxa deixou de ser cobrada em abril depois que o governo federal autorizou o desligamento de usinas termelétricas, mais caras, devido à melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas. 

Pouca chuva, conta mais cara

Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. Foi o que aconteceu no país desde 2013.

Foi criada, então, a bandeira vermelha, essa cobrança extra na conta de luz para bancar esses custos maiores na produção de energia.

Neste ano, a situação melhorou: choveu mais e subiu o volume dos reservatórios das hidrelétricas. Além disso, o consumo das famílias e indústrias caiu, e novas usinas começaram a funcionar.

Mesmo assim, a Aneel pede que os consumidores façam o uso eficiente de energia elétrica e combatam os desperdícios.

(Com agências de notícias)

Dicas para economizar energia

UOL Notícias