IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta terça, 09 de agosto

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

09/08/2016 19h58

Mercado quase estável

O Ibovespa fechou hoje praticamente estável, com leve alta de 0,09%, com 57.689,41 pontos. As ações da Vale, do Banco do Brasil e do Itaú Unibanco fecharam em alta. Por outro lado, os papéis da Petrobras e do Bradesco caíram.

Já o dólar fechou em queda de 0,84%, cotado em R$ 3,141 na venda. Foi a sexta baixa seguida da moeda norte-americana. Com isso, a queda acumulada no ano chega a 20,44%.

Leia mais
 


Varejo em ritmo lento

As vendas no varejo brasileiro sobem 0,1% em junho, mas caíram 5,3% em relação ao mesmo período de 2015. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE.  Foi a 15ª taxa negativa consecutiva na comparação anual.

A expectativa em pesquisa da agência Reuters era de queda de 0,4% na comparação mensal e de 6,35% sobre um ano antes.

Leia mais
 


Mercado imobiliário em crise

A venda de imóveis novos em São Paulo registrou queda de 19% em junho na comparação com o mesmo mês de 2015. Os dados são do Secovi-SP, o sindicato do setor. Em relação ao mês anterior, as vendas foram 98% maiores.

Para o presidente da Secovi-SP, Flávio Amary, a perda de subsídios do setor e as restrições de financiamentos dos bancos a empresas e aos consumidores devem fazer a recuperação do segmento ser lenta. A previsão é de mais um ano de retração, com queda de 15% nas vendas.

Leia mais
 


Juros sobem

Os juros do cheque especial subiram de 13,46% ao mês em julho para 13,52% em agosto, alta de 0,06 ponto percentual. A pesquisa da Fundação Procon-SP foi divulgada hoje.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados se manteve em 6,56% ao mês.

Leia mais
 


Vacas magras

As estimativas para a safra de grãos divulgadas mensalmente pelo IBGE indicam retração na safra agrícola brasileira para este ano em relação à safra recorde do ano passado.

A produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir este ano 189 milhões de toneladas, volume inferior em 9,8% à produção obtida em 2015, que foi de 209,4 milhões de toneladas – a maior da história.

Leia mais

 

Apagão nos céus

A companhia aérea norte-americana Delta Airlines subiu para cerca de 530 o número de voos cancelados hoje. A empresa tenta restaurar operações atingidas por falta de energia em seus sistemas de computadores ontem, o que causou na ocasião cancelamento de cerca de 1.000 decolagens.

A empresa afirma que os voos de e para o Brasil hoje não foram afetados e os próximos, por enquanto, estão programados para sair no horário.

Leia mais
 


Mercado pet em alta

A procura por roupinhas, brinquedos, alimentação e acessórios para animais de estimação fez com que o mercado pet se destacasse na América Latina.

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), revelou que, de 2010 até o ano passado, houve um aumento de vendas de 40% neste setor. A perspectiva é que haja um faturamento de R$ 19 bilhões, até o final deste ano.

Leia mais
 


Agenda

Na agenda da semana, amanhã será divulgado o IPC-Fipe, Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A FGV também divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado)

Ainda na quarta, o Banco Central divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o Fluxo cambial com a entrada e saída de dólares do país.