Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 19 de agosto

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro

A Bovespa teve pequena queda de 0,11% hoje, com 59.098,92 pontos. Apesar do desempenho negativo no dia, a valorização na semana foi de 1,37%. O resultado foi puxado, principalmente, pela queda nas ações de Petrobras, Itaú Unibanco e Bradesco.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,81% e está cotado em R$ 3,207. No mês, a moeda norte-americana acumula valorização de 0,69%.

Leia mais

 

Alemanha tranquila

A economia alemã permanece em um caminho sólido de crescimento, apesar da recente desaceleração no segundo trimestre, mas os riscos externos aumentaram após a decisão britânica de deixar a União Europeia. É o que aponta o Ministério das Finanças do país.

O crescimento na maior economia da Europa desacelerou menos que o esperado nos três meses até junho. Aumento das exportações, forte consumo privado e crescimento nos gastos públicos compensaram o investimento mais fraco em construção e maquinário.

Leia mais

 

Professores também afetados

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o presidente interino, Michel Temer, solicitou que os estudos para a proposta de reforma da Previdência incluam um período de transição especial para mulheres e professores.

A idade mínima de aposentadoria para professores é de 50 anos, no caso das mulheres, e 55 anos para os homens, mas Padilha não detalhou como será essa regra especial de transição.

Leia mais

 

Arrecadando menos

A arrecadação federal continua a cair, mas o ritmo de queda foi menor em julho, de acordo com dados divulgados pela Receita Federal. No mês passado, houve redução real, na qual já é descontada a inflação, de 5,8% em relação ao mesmo período de 2015. Em junho, a baixa foi de 7,14%.

A diminuição da arrecadação é reflexo da recessão econômica, que derruba a produção industrial, as vendas de bens e serviços e o nível de emprego.

Leia mais

 

Máquinas em baixa

A produção e o número de empregados da indústria continuaram em queda em julho, ao mesmo tempo em que a ociosidade permaneceu elevada. É o que aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a CNI, o índice de evolução da produção industrial ficou estável em 46,6 pontos em julho. Como permanece abaixo dos 50 pontos, indica que a produção caiu na passagem de junho para julho.

Leia mais

 

Crise na Mercedes

O ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, se reuniu hoje com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, para discutir as demissões na Mercedes-Benz.

A empresa pretende cortar 2.000 funcionários do efetivo, e já começou a mandar avisos de dispensa por telegrama no início da semana. Quase todos os funcionários foram colocados em licença remunerada por tempo indeterminado.

Leia mais

 

Agenda

Na segunda, o Banco Central divulga o relatório Focus, que compila a opinião de instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos. Baseado nesse relatório, o mercado consegue traçar projeções para a economia brasileira.

O Ministério do Desenvolvimento também divulga semanalmente a balança comercial do Brasil com o exterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos